Este sábado, 07 de julho de 2018, vai ficar marcado na memória da população do distrito de Lage dos Negros e povoado de Gameleira do Dida. A Prefeitura de Campo Formoso anunciou uma série de obras que beneficiarão as localidades, definitivamente, nunca se fez tanto por Lage dos Negros.

O primeiro momento desta manhã de anúncios foi no centro de Lage dos Negros, onde a prefeita Rose Menezes, Vice Ismael Pereira, vereadores e suplentes, secretários e autoridades participaram da assinatura das ordens de serviço para a construção de uma grande praça no distrito e para a tão reivindicada reforma do Colégio Rosalvo Celestino, também na localidade. Após as assinaturas, feita pelas lideranças e representante da empresa, foi o momento de apresentar o projeto de lei que concede a cessão de uso de imóvel de propriedade do município, para a Associação de Mulheres Quilombolas de Lage dos Negros, representada pela presidente Maria de Lourdes.

Ainda em Lage dos Negros, foi entregue para a população a reforma da Creche Pedro Gonzaga, que atualmente foi utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com o programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e agora será utilizado como sede do Programa Novo Mais Educação das Escolas Otaviano Feliciano da Gama,  Luiz Manoel Celestino e Rosalvo Luiz Celestino de Lage dos Negros.

Seguindo para Gameleira do Dida, a prefeita, vice e secretário de Infraestrutura Valmir Ferreira assinaram o termo de convênio com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), juntamente com o representante Roberto Oliveira, para instalação do Sistema de Abastecimento de Água da localidade e apresentou o projeto de lei que autoriza o município adquirir um terreno destinado à ampliação do Cemitério do povoado.  

 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Dando continuidade as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Cras, realizou diversos eventos nos povoados de Limoeiro, Lage dos Negros, Bebedouro, Mulungu, nesta semana. A ideia é fortalecer o empoderamento da mulher e realizar um momento de descontração entre elas.

Palestras, sorteio de brindes, caminhadas, atividades lúdicas e muita diversão marcaram a semana de atividades em comemoração a esse dia tão especial e cheio de coisas boas. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Unidade de Saúde da Família de Lage dos Negros foi entregue à população nesta segunda-feira (11), totalmente reformada. Com investimento de R$ 63 mil reais, o equipamento de saúde recebeu manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, ganhou uma nova fachada, pintura, acessibilidade, entre outros serviços, garantindo assim maior conforto e comodidade às famílias das localidades de Patos, Bebedouro, Gameleira do Dida, Borges, Sangradouro, Mulungu,  Queixo Dantas, que são beneficiadas com os serviços prestados pela equipe do Programa Saúde da Família.

Só esse ano já foram realizados na Unidade de Saúde mais de 1 mil serviços, entre atendimento médico, consulta de enfermagem, avaliação com dentista, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, pesagem dos beneficiários do bolsa família, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso  - Cidade em Transformação

O I Sarau Cultural em Lage dos Negros foi um sucesso! O evento, - organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação -, aconteceu no último domingo (26) com o intuito de comemorar o mês da Consciência Negra. Participaram do projeto os grupos Quilombart, Sapatilha 35, Culrurart, Utopia, Recart, Acra, Croatas, Ecoar, Ballet Butterflay e o Grupo de Capoeira de Tuiutiba Mitos da Liberdade com apresentações que enalteceram a cultura quilombola.

Houve também um debate com o tema: ‘Dificuldades encontradas para fazer arte e cultura em nosso município’. Na ocasião, os líderes falaram sobre a rotatividade dos membros dentro das instituições, já que muitos deles se afastam por conta de trabalho e estudo; a dificuldade de apoio aos trabalhos realizados e a falta de espaço para a prática Cultural nas comunidades.

Prestigiaram o evento o vereador Daniel Muniz, conselheiros de Cultura e o representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, José Paulo.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o objetivo de valorizar a Cultura Quilombola no mês dedicado a Consciência Negra, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio do Departamento de Cultura, vai promover neste domingo (26), a partir das 9h, o I Sarau Cultural em Lage dos Negros. Estão confirmadas para o evento as apresentações dos grupos culturais Utopia, Croatas, Recart, Culturart, Ballet Butterflay, Sapatilha 35 e Ecoar, além de um pocket show de Wadson Lones, além da presença do grupo Quilombart, de Lage dos Negros.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil. A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito. A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela presidente Dilma Rousseff.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Sempre em busca de melhorias e ampliação dos serviços de saúde no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da equipe da Unidade Básica da Família do povoado de Lage dos Negros, tem disponibilizado vários serviços nos locais de difícil acesso da região, levando atendimento à população das localidades de Patos, Bebedouro, Gameleira do Dida, Borges, Sangradouro, Mulungu e Queixo Dantas.

Unidade Básica da Família de Lage dos Negros passa por reforma

Até o momento, cerca de mil serviços já foram realizados entre atendimento médico, consulta de enfermagem, avaliação com dentista, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, pesagem dos beneficiários do Bolsa Família, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A reforma da Unidade Básica da Família do povoado de Lage dos Negros segue em ritmo acelerado. Com investimento de mais de 63 mil reais, a previsão de entrega do local novinho para a população é até o final do mês de outubro. A equipe está finalizando toda a parte de reboco da fachada do local, cobertura de gesso, reforma dos banheiros, pinturas, troca da parte elétrica e hidráulica, piso e muitos outros serviços que vão melhorar a vida dos moradores da região.

A estrutura física do posto era uma reclamação constante da comunidade que sofria com a precariedade do espaço: pisos e paredes rachadas, mofo, infiltrações e muitos outros entraves. Em breve, outras unidades de saúde da sede e do interior também serão beneficiadas.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A prefeita municipal assinou nesta semana, a ordem de serviço para a reforma das instalações físicas dos PSF´s de Santo Antônio e Lage dos Negros. O projeto faz parte do programa 'Requalifica UBS', para atender as necessidades do Fundo Municipal de Saúde de Campo Formoso. Pinturas, troca de telhado, revisão geral na parte elétrica, instalação hidro sanitária, troca de janelas, portões, fechaduras, entre outros serviços, serão realizados durante a obra.

No meses de junho e julho, duas ordens de serviço também foram assinadas: uma em que autorizava o calçamento de quatro ruas no bairro Vila Encantada e a outra para a adaptação do prédio do antigo Mercado para a sede própria da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A região de Lage dos Negros deu show na escuta pública do PPA que aconteceu na última quinta-feira (21), lotando o Colégio Rural Quilombola de Lage dos Negros. Nos seis eixos divididos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, gestão pública e desenvolvimento sustentável, a comunidade definiu as prioridades locais para os próximos quatro anos de governo.
O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a comissão de organização do PPA. Vale destacar que essa é a primeira vez nos 136 anos de emancipação de Campo Formoso que uma gestão realiza o PPA Participativo, priorizando a participação dos quatro cantos do municípios.

Não conseguiu participar do encontro do PPA? Deixe sua sugestão através do formulário (clique aqui)

Cronograma de encontros:

Nos próximos dias, os encontros terão continuidade nas demais regiões do município. Confira:
22 de julho: Colégio CECAT (Tiquara)
25 de julho: Escola de Brejo Grande (Brejo Grande)
01 de agosto: Colégio ACM (Caraibas)
04de agosto: Colégio Thierry Lins (Curral Velho)
08 de agosto: Colégio João Severo da Cruz (Brejão da Caatinga )
10 de agosto: Colégio Antônio Hermógenes (Lagoa do Porco)
15 de agosto: Colégio de Araras (Araras)
17 de agosto: Colégio Rosalina Gomes (Olho d'água das Pombas)
19 de agosto: Colégio Armando Trajano Maia (Pacuí)
22 de agosto: Colégio Manoel Ricardo (Baixio)
24 de agosto: Colégio Davino Carneiro (São Tomé)
29 de agosto: Praça Herculano Menezes (Campo Formoso)

Veja também:

Comunidade de Poços lota Ginásio da Escola José da Silva Nazário na segunda edição do PPA
Escuta pública do PPA acontece em Tuiutiba com grande participação popular

Dinâmica de trabalho

Como será a dinâmica de trabalho nas regiões: cada Secretaria indicou profissionais das áreas prioritárias e estratégicas da gestão, são elas: GESTÃO MUNICIPAL; INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE; SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA; EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES; DESENVOLVIMENTO SOCIAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A partir desses representantes serão coordenadas ações de pesquisas, levantamentos, entrevistas e demais procedimentos de base estratégica para sistematização do Plano. No final, os técnicos organizarão as propostas em programas para priorização de recursos a serem investidos nos quatro anos e nortear o orçamento anual.

Modelo de escuta popular

O modelo de Escuta Popular implementado no município tornou-se uma marca desta gestão pois, desde o primeiro mês de governo, a prefeita, secretários e chefes de departamentos iniciaram a construção do Planejamento estratégico, orientado pela empresa Loft. O modelo de escuta foi batizado como “OUVINDO PARA TRANSFORMAR” e como marca de gestão, foi definido que todas as ações a serem desenvolvidas serão realizadas ouvindo as pessoas.

O que é PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é destinado a organizar e viabilizar as ações para cumprir os fundamentos e os objetivos da municipalidade, e declarar o conjunto das políticas públicas do governo municipal para os próximos quatro anos, além dos caminhos que serão trilhados para viabilizar as metas previstas.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Plano Plurianual Participativo implantado pela nova gestão está um sucesso! Depois de Tuiutiba e Poços, nesta quinta-feira (20) será a vez da região de Lage dos Negros receber a escuta pública que norteará a gestão nos próximos quatro anos. O encontro acontecerá Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, às 16h. A reunião será mediada pelos auxiliares da gestão municipal que receberão as propostas de políticas públicas, visando o desenvolvimento de Campo Formoso. A presença de toda população é muito importante para ajudar a definir diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública nos próximos quatro anos.

Não conseguiu participar do encontro do PPA? Deixe sua sugestão através do formulário (clique aqui)

Cronograma de encontros

Nos próximos dias, os encontros terão continuidade nas demais regiões do município. Confira:

22 de julho: Colégio CECAT (Tiquara)

25 de julho: Escola de Brejo Grande (Brejo Grande)

01 de agosto: Colégio ACM (Caraibas)

04de agosto: Colégio Thierry Lins (Curral Velho)

08 de agosto: Colégio João Severo da Cruz (Brejão da Caatinga )

10 de agosto: Colégio Antônio Hermógenes (Lagoa do Porco)

15 de agosto: Colégio de Araras (Araras)

17 de agosto: Colégio Rosalina Gomes (Olho d'água das Pombas)

19 de agosto: Colégio Armando Trajano Maia (Pacuí)

22 de agosto: Colégio Manoel Ricardo (Baixio)

24 de agosto: Colégio Davino Carneiro (São Tomé)

29 de agosto: Praça Herculano Menezes (Campo Formoso)

Veja também:

Comunidade de Poços lota Ginásio da Escola José da Silva Nazário na segunda edição do PPA
Escuta pública do PPA acontece em Tuiutiba com grande participação popular

Dinâmica de trabalho
Como será a dinâmica de trabalho nas regiões: cada Secretaria indicou profissionais das áreas prioritárias e estratégicas da gestão, são elas: GESTÃO MUNICIPAL; INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE; SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA; EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES; DESENVOLVIMENTO SOCIAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A partir desses representantes serão coordenadas ações de pesquisas, levantamentos, entrevistas e demais procedimentos de base estratégica para sistematização do Plano. No final, os técnicos organizarão as propostas em programas para priorização de recursos a serem investidos nos quatro anos e nortear o orçamento anual.

Modelo de escuta popular
O modelo de Escuta Popular implementado no município tornou-se uma marca desta gestão pois, desde o primeiro mês de governo, a prefeita, secretários e chefes de departamentos iniciaram a construção do Planejamento estratégico, orientado pela empresa Loft. O modelo de escuta foi batizado como “OUVINDO PARA TRANSFORMAR” e como marca de gestão, foi definido que todas as ações a serem desenvolvidas serão realizadas ouvindo as pessoas.

O que é PPA?
O Plano Plurianual (PPA) é destinado a organizar e viabilizar as ações para cumprir os fundamentos e os objetivos da municipalidade, e declarar o conjunto das políticas públicas do governo municipal para os próximos quatro anos, além dos caminhos que serão trilhados para viabilizar as metas previstas.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação