A comunidade de Lage dos Negros e região está toda convidada para o lançamento do CD " A última palavra vem do Senhor ", da dupla Miquéias & Matheus. O evento acontecerá no próximo dia 10 de novembro, às 19h, na Creche Pedro Gonzaga em Lage dos Negros.

Esse é o primeiro disco dos irmãos, que tem um toque especial, Miquéias Santos de Jesus, de 12 anos, é aluno no 5º ano do Escola Luiz Manoel Celestino, da Rede Municipal de Ensino, e usuário da Sala de Recursos da Escola Otaviano Feliciano da Gama, sala de atendimento educacional especializado, voltado para alunos com deficiência.

“Miquéias sempre sonhou com essa oportunidade de cantar e mostrar o seu brilhante talento. Toda a Escola Otaviano Feliciano da Gama está muito feliz com essa conquista dos meninos, em especial do nosso aluno Miquéias, ‘É preciso acreditar no sonho que se tem’ ", contou a professora Solene Ramos.

 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

O Projeto Caps Intinerante desembarcou no povoado de Lage dos Negros para oferecer informações sobre saúde mental, avaliação médica, atendimento psicológico, social, de enfermagem, acolhimento e dispensação de medicamentos. O objetivo é a detecções precoce de transtornos psiquiátricos e prevenção de crise e internações em hospitais psiquiátricos. O encontro aconteceu em parceria com a Unidade de Saúde em um trabalho em rede.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho recebeu de 25 a 27 de setembro, a Semana PlayEnergy, projeto vinculado a empresa Enel do Parque Eólico Delfina, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Alunos, professores e coordenadores pedagógicos das Escolas: Samuel Galvão, Josefa Monteiro, Dr. Heraldo Rocha, Dr. Armindo Simões, Gilcina Carvalho, Escola de Gestão Compartilhada Prof. Maria do Carmo e Luiz Manoel Celestino de Lage dos Negros, participaram do evento.

Na ocasião foram desenvolvidas oficinas com a finalidade de construir protótipos de máquinas simples movidas a energia solar e eólica. O objetivo era demostrar a viabilidade e eficiência de energias renováveis, aquisição da concepção do que seja transformação energética para, a partir dessas aprendizagens, poderem reproduzir esse evento nas suas respectivas Unidades Escolares.

A premiação foi para as melhores produções de vídeos, idealizados pelos alunos, com o tema energia renovável; tendo como ganhadoras as Escolas: Luiz Manoel Celestino do povoado de Lage dos Negros que levou o primeiro lugar, seguida da escola Dr. Armindo Simões, que levou o segundo e terceiro lugares.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Secretaria de agricultura promoveu um curso de certificação orgânica entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro para os produtores do município. O objetivo dos encontros foi orientar sobre o processo de plantio dos orgânicos para os produtores que tinham interesse na certificação, realizada pela ABC Orgânicos. Vale ressaltar que a certificação dos produtos orgânicos abre novos mercados aos produtores, valoriza o produto e gera confiabilidade e, aos consumidores, promove a certeza de consumir produtos isentos de agrotóxicos, produzidos dentro das normas que regem a produção orgânica.

Programa Produzir para Transformar é lançado para fortalecer a economia do município

Após receber o certificado, os agricultores vão poder comercializar itens como frutas, verduras, legumes, entre outros, em qualquer rede de supermercados e terão autonomia para participar de editais do Programa Nacional de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Já está a todo vapor a obra de construção da praça da comunidade de Lage dos Negros. Com estrutura acolhedora e moderna, para garantir o bem-estar da população, o local, que antes era utilizado como estacionamento, servirá para o bate papo das pessoas, além de espaço de brincadeiras para crianças. A praça contará com piso, bancos, iluminação, paisagismo, entre outros atrativos. A obra é um pedido antigo dos moradores e a previsão é que o espaço seja entregue em breve.

Além de Lage dos Negros, os povoados de Vanvana, Limoeiro, Abreus e o bairro São Francisco, na sede, também estão recebendo a obra de construção de praça.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Este sábado, 07 de julho de 2018, vai ficar marcado na memória da população do distrito de Lage dos Negros e povoado de Gameleira do Dida. A Prefeitura de Campo Formoso anunciou uma série de obras que beneficiarão as localidades, definitivamente, nunca se fez tanto por Lage dos Negros.

O primeiro momento desta manhã de anúncios foi no centro de Lage dos Negros, onde a prefeita Rose Menezes, Vice Ismael Pereira, vereadores e suplentes, secretários e autoridades participaram da assinatura das ordens de serviço para a construção de uma grande praça no distrito e para a tão reivindicada reforma do Colégio Rosalvo Celestino, também na localidade. Após as assinaturas, feita pelas lideranças e representante da empresa, foi o momento de apresentar o projeto de lei que concede a cessão de uso de imóvel de propriedade do município, para a Associação de Mulheres Quilombolas de Lage dos Negros, representada pela presidente Maria de Lourdes.

Ainda em Lage dos Negros, foi entregue para a população a reforma da Creche Pedro Gonzaga, que atualmente foi utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com o programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e agora será utilizado como sede do Programa Novo Mais Educação das Escolas Otaviano Feliciano da Gama,  Luiz Manoel Celestino e Rosalvo Luiz Celestino de Lage dos Negros.

Seguindo para Gameleira do Dida, a prefeita, vice e secretário de Infraestrutura Valmir Ferreira assinaram o termo de convênio com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), juntamente com o representante Roberto Oliveira, para instalação do Sistema de Abastecimento de Água da localidade e apresentou o projeto de lei que autoriza o município adquirir um terreno destinado à ampliação do Cemitério do povoado.  

 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Dando continuidade as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Cras, realizou diversos eventos nos povoados de Limoeiro, Lage dos Negros, Bebedouro, Mulungu, nesta semana. A ideia é fortalecer o empoderamento da mulher e realizar um momento de descontração entre elas.

Palestras, sorteio de brindes, caminhadas, atividades lúdicas e muita diversão marcaram a semana de atividades em comemoração a esse dia tão especial e cheio de coisas boas. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Unidade de Saúde da Família de Lage dos Negros foi entregue à população nesta segunda-feira (11), totalmente reformada. Com investimento de R$ 63 mil reais, o equipamento de saúde recebeu manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, ganhou uma nova fachada, pintura, acessibilidade, entre outros serviços, garantindo assim maior conforto e comodidade às famílias das localidades de Patos, Bebedouro, Gameleira do Dida, Borges, Sangradouro, Mulungu,  Queixo Dantas, que são beneficiadas com os serviços prestados pela equipe do Programa Saúde da Família.

Só esse ano já foram realizados na Unidade de Saúde mais de 1 mil serviços, entre atendimento médico, consulta de enfermagem, avaliação com dentista, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, pesagem dos beneficiários do bolsa família, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso  - Cidade em Transformação

O I Sarau Cultural em Lage dos Negros foi um sucesso! O evento, - organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação -, aconteceu no último domingo (26) com o intuito de comemorar o mês da Consciência Negra. Participaram do projeto os grupos Quilombart, Sapatilha 35, Culrurart, Utopia, Recart, Acra, Croatas, Ecoar, Ballet Butterflay e o Grupo de Capoeira de Tuiutiba Mitos da Liberdade com apresentações que enalteceram a cultura quilombola.

Houve também um debate com o tema: ‘Dificuldades encontradas para fazer arte e cultura em nosso município’. Na ocasião, os líderes falaram sobre a rotatividade dos membros dentro das instituições, já que muitos deles se afastam por conta de trabalho e estudo; a dificuldade de apoio aos trabalhos realizados e a falta de espaço para a prática Cultural nas comunidades.

Prestigiaram o evento o vereador Daniel Muniz, conselheiros de Cultura e o representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, José Paulo.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o objetivo de valorizar a Cultura Quilombola no mês dedicado a Consciência Negra, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio do Departamento de Cultura, vai promover neste domingo (26), a partir das 9h, o I Sarau Cultural em Lage dos Negros. Estão confirmadas para o evento as apresentações dos grupos culturais Utopia, Croatas, Recart, Culturart, Ballet Butterflay, Sapatilha 35 e Ecoar, além de um pocket show de Wadson Lones, além da presença do grupo Quilombart, de Lage dos Negros.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil. A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito. A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela presidente Dilma Rousseff.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2