Pensando sempre na melhoria do dia a dia da população, a equipe da Prefeitura de Campo Formoso tem intensificado o trabalho de limpeza de diversas barragens do município, como a do povoado de Caraíbas. Com o apoio de diversas máquinas, um grande volume de terra está sendo removido da bacia da barragem para que a capacidade de armazenamento de água do reservatório seja ampliada significativamente, beneficiando um grande número de famílias da localidade.

Vale lembrar que um poço artesiano com vazão de 10 mil litros por hora também está sendo instalado na região, para ajudar ainda mais no abastecimento de água.

Os açudes de Algodões e Borda da Mata, responsáveis pelo abastecimento de cinco comunidades circunvizinhas, foram totalmente limpos e desassoreados recentemente numa ação conjunta entre as Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Agrário. A ação é importante para que com a chegada das chuvas, a capacidade de armazenamento dos açudes seja ampliada para assim garantir água o ano inteiro para a população.

Os açudes são construídos para amenizar o problema da escassez de recursos hídricos no Nordeste. As grandes obras de açudagem têm sido realizadas pelo poder público, visando ao abastecimento da população sertaneja e à irrigação de terras. O Nordeste brasileiro tem cerca de 70 mil açudes de superfície superior a 1.000 m². É a segunda região do mundo em quantidade de reservatórios, perdendo apenas para a Índia. Desenvolvidos para suprir água durante os períodos de seca que atinge o clima semi-árido brasileiro, eles são utilizados para irrigação, criação de gado, pesca ou uso doméstico. A baixa pluviosidade e a evaporação intensa da região (que pode chegar a 3 metros por ano) fazem com que os açudes apresentem baixa profundidade (inferior a 10 metros, em média) e alta salinização da água, que limitam sua utilização na agricultura e no abastecimento.

Pensando no bem-estar e na saúde da população, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Ecolurb, realizou a limpeza da via que dá acesso ao lixão situado no povoado Caraíbas. A situação estava crítica no local que chegou ao ponto máximo com montanha de lixo só aumentando quase invadindo a estrada.

O trecho virou um problema de saúde pública por conta do lixo jogado, como pneus acumulando água da chuva, aparelhos de TV, entulhos, sofá e até partes de carro, atrapalhando a circulação de pedestres e veículos. Agora, com o acesso livre, a vida dos moradores e dos próprios catadores de lixo está transformada.

O trabalho da Prefeitura Municipal de Campo Formoso não para! A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos continua realizando diversas melhorias na sede e interior. Dessa vez, aconteceu a limpeza e recuperação de aguadas no povoado de Papagaio que serve para armazenamento de águas pluviais, visando o abastecimento humano e animal.

Também denominadas de represas ou tanques, as aguadas servem para a retenção e o armazenamento de água e constituem a única maneira de garantir fornecimento seguro e continuado de forma a atender às diversas demandas hídricas ao longo do tempo, contemplando principalmente a criação de animais.

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso está realizando serviço inédito de revitalização na 'Fonte da Antonica', situada na rua de mesmo nome. Com o objetivo de resgatar o lugar histórico e transformá-lo em ponto turístico, iniciou-se o trabalho de limpeza geral com terraplanagem, para posterior levantamento de muro, colocação de cerca para delimitação do local e isolamento de duas fossas. A ação está sendo desenvolvida por meio das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e em parceria com a empresa Intercement.

De acordo com o geólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovane Oliveira, será realizada a secagem da fonte, que também será restaurada e coberta com telhado. Será feita também uma praça e uma área com arquibancadas, para que possam ser utilizadas para programas ao ar livre, como passeios e piqueniques.

"Eu era o aguadeiro da minha própria casa. Apesar da cidade ser pequena, o consumo de água era grande, secava e a gente ficava esperando encher pra pegar de novo. O nosso lazer era carregar água, na época eu tinha 12 anos”, relembra o professor Armênio.

A fonte

A fonte possui importância histórica para o município, pois, durante muitos anos, foi responsável pelo abastecimento de água à população de Campo Formoso, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça.

A Fonte da Antonica abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade durante os anos posteriores.

A Secretaria de Meio Ambiente deu o ponta pé inicial do projeto de arborização da BA 220, com a limpeza das margens, remoção de entulhos, além de roçadas do mato e podas de árvores. A ação tem como objetivo proporcionar o bem estar da população que faz caminhadas, corrida e até ciclismo no local, assim como, melhorar o aspecto visual da via que dá acesso à entrada da cidade e ao trecho que liga Senhor do Bonfim a Campo Formoso. Após a limpeza, haverá a culminância do projeto com a realização do plantio dos exemplares arbóreos.