O município de Campo Formoso conta com nove Escolas de Educação Básica de Tempo Integral, funcionando de 8h às 16h, com a oferta de três refeições ao dia:  8h30, 11h20, 14h30.  Essa modalidade compreende não apenas a permanência do aluno na instituição educacional, durante o dia todo, mas também, a realização de atividades que possam reforçar e favorecer a aprendizagem, bem como desenvolver as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania.

Além das atividades que atendem o currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os alunos participam de diversas atividades extracurriculares, tais como: leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação cidadã, dentre outras. No horário do almoço, os professores acompanham os alunos orientando-os quanto à alimentação saudável, uso correto dos talheres, postura à mesa e escovação correta dos dentes.

Confira a lista das escolas integrais:

Creche Casulo Dr. Heraldo Rocha- sede

Creche Galdino Carvalho Marques- sede

Creche Otávia Maria do Nascimento

Escola Elisabeth Marques-sede

Escola Raulindo Saturnino- sede

Escola Gilcina Carvalho-sede

Escola Antônio Ferreira – sede (em reforma)

Creche municipal de Varzinha- Varzinha

Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro- São Tomé

O Departamento de Cultura de Campo Formoso divulgou a lista com os grupos inscritos para II Festival de Quadrilhas do município. Este ano as vagas foram limitadas: apenas 10 quadrilhas puderam se inscrever. Veja lista de participantes:

1 – Junina Alegria que Contagia

Tema: “A fé na cidade da alegria”

Senhor do Bonfim – Ba

2 – Arrocha o Nó

Tema: “Despertando os Sonhos”

Iaçu - Ba

3 – Balancê

Caldeirão do Mulato – Antônio Gonçalves

4 – Junina Balão Dourado

Tema: “Não sei, só sei que foi assim”

Petrolina – Pe

5 – Junina Buscapé

Tema: “(Ser) tão diferente: Histórias que você nunca viu”

Juazeiro – Ba

6 – Junina G-DECC

Tema: “Saudade, o coração dizendo para onde quer voltar”

Curaça – Ba

7 – Junina Luar do Sertão

Tema: “A viagem de Luiz pelas cores do sertão”

Juazeiro – Ba

8 – Quadrilha Mandacaru de Ouro

Tema: “Tem reisado no Arraiá”

Ponto Novo – Ba

9 – Quadrilha União

Tema: “Semear e colher: colheita do que semeou?”

Filadélfia – Ba

10 – Quadrilha junina Utopia

Tema: “Fé, antes de mais nada é preciso acreditar”

Poços / Campo Formoso – Ba

1º lugar: R$ 1.500,00

2º lugar: R$ 1.000,00

3º lugar: R$ 500,00

A ordem de apresentação será definida em sorteio, com a presença dos representantes das quadrilhas, meia hora antes do evento, no dia 10 de junho, na Praça de Evento Fernando Mendes. Cada Quadrilha Junina terá o tempo mínimo 20 (vinte) minutos e máximo de 25 (vinte e cinco) minutos para a apresentação incluindo o casamento.

Serão julgados os quesitos:

1. a) COREOGRAFIA: Julga-se diversidade das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos.
  2. b) FIGURINO: Julgam-se a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se a criatividade, o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.
  3. d) CASAL DE NOIVOS: Será observada a animação, a simpatia, a harmonia e o entrosamento do casal ente si, com a quadrilha e com o marcador. Será observada também a espontaneidade e a interatividade com o público. O Casal de noivos deve estar bem trajado.
  4. e) MARCADOR: Será julgado pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza
  5. f) CONJUNTO: Neste item julgam-se animação, organização, evolução dos passos, harmonia, entrada e saída do arraial.