O Colégio Municipal Davino Carneiro, localizado no povoado de São Tomé, completou 25 anos em 2017 com uma grande festa! A comemoração esse ano é em dose dupla já que o colégio foi contemplado com uma reforma geral beneficiando mais de 250 alunos. A obra abrange serviços como retelhamento, recuperação de pontos do PVC, pintura, substituição das redes elétrica e hidráulica, troca de janelas, fechaduras e portas quebradas, entre outros serviços.

Vale lembrar que a Creche Sorriso Infantil e o Colégio Municipal João Severo da Cruz, em Brejão da Caatinga, além do Colégio José Pereira de Carvalho – Lagoa da Barra já estão passando por intervenções. A Creche Maria Rodrigues Monteiro – São Tomé; Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – São Tomé e a Escola São Joaquim – Alagadiço (Brejão da Caatinga) também serão beneficiados com obras da Prefeitura.

Pensando no bem-estar e na saúde da população, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Ecolurb, realizou a limpeza da via que dá acesso ao lixão situado no povoado Caraíbas. A situação estava crítica no local que chegou ao ponto máximo com montanha de lixo só aumentando quase invadindo a estrada.

O trecho virou um problema de saúde pública por conta do lixo jogado, como pneus acumulando água da chuva, aparelhos de TV, entulhos, sofá e até partes de carro, atrapalhando a circulação de pedestres e veículos. Agora, com o acesso livre, a vida dos moradores e dos próprios catadores de lixo está transformada.

Entrou em vigor nesta semana em Campo Formoso a mudança no procedimento para emissão da declaração de óbito. Agora, em casos onde a morte é natural, médicos que atuam no Hospital São Francisco e em unidades de saúde na sede do município devem atestar o óbito. O protocolo funcionará assim: se a pessoa falecer em casa, na sede do município, um ente da família ou duas testemunhas devem levar o corpo ao hospital ou uma unidade de saúde mais próxima - que tenha um profissional médico - , para que ele possa atestar e declarar o óbito. A decisão é da Juíza de Direitos da Vara dos Feitos  Cíveis e Registros Públicos da Comarca de Campo Formoso, Geysa Rocha.

Já na zona rural, em casos onde a morte é natural, os povoados com sede de Unidade de Saúde da Família - USF, com presença de profissional médico, devem seguir o mesmo protocolo, exceto, finais de semana, dias de folga dos profissionais ou no período noturno. As áreas que não possuem Unidade de Saúde da família, deverão procurar a USF mais próxima para preenchimento do Processo de Declaração de Óbito - PDO, com duas testemunhas e coveiro e após isso, se dirigir ao Centro de Vigilância em Saúde e ao Cartório do Registro Civil de Campo Formoso.

Mortes relacionadas a circunstâncias violentas seguem sendo registradas pelo Instituto Médico Legal (IML), ou seja, ninguém pode mexer no corpo até que a equipe responsável chegue ao local.

Importante: os representantes de funerárias não são autorizados a emitir declaração de óbito. Eles devem orientar e informar a família do falecido o procedimento legal para obter o documento.  A partir de agora, nenhum cidadão poderá ser sepultado nos cemitérios oficiais sem que possua certidão de óbito.

Para dar maior segurança, proporcionar o bem estar da população e deixar a cidade mais iluminada, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está instalando a nova iluminação em diversas vias da cidade. A população já percebe a diferença na ladeira da Praça Castro Alves que segue até a Vila Pernambucana; nas praças Herculano Menezes e dos Minérios; em toda a via que abrange desde o Colégio Maria Auxiliadora, Igreja Católica, Rua Quintino Bocaiúva, Praça 11 e Baixada da 12. Em breve, outros bairros também estarão de cara nova.

Aproximadamente 55 lâmpadas de vapor sólido foram substituídas pelas luminárias de vapor metálico, transformando todos os espaços. As lâmpadas de vapor metálico oferecem uma melhor luminosidade e tem a mesma duração das de vapor de sódio, que é em torno de 5 anos.