Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Por isso, a Secretaria de Saúde realizará durante todo esse período ações voltadas à saúde dos homens campo-formosenses nas unidades de saúde.

Por isso, na próxima segunda-feira (13), o Centro de Saúde Mutirão contará com o apoio de três médicos para realização de consultas, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços. Os atendimentos acontecerão durante todo o dia gratuitamente.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação