Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações do Novembro Azul, campanha de combate ao Câncer de Próstata. As atividades foram orientadas pelas equipes das Unidades de Saúde e do NASF, com palestras, atendimentos de saúde e orientações aos homens.

A campanha Novembro Azul conscientiza não somente sobre o câncer de próstata, mas sobre o cuidado integral com a saúde do homem. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Além disso, se tratado na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

Veja as fotos dos encontros que aconteceram nas Unidades de Saúde de Tuiutiba, São Tomé, Sede, Brejão da Caatinga, Lage dos Negros, Tiquara e Santo Antônio.

Prefeitura de Campo Formoso -  Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso está realizando ações do Novembro Azul, campanha de combate ao Câncer de Próstata, através da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades estão sendo orientadas pelas equipes das Unidades de Saúde e do NASF com palestras, atendimentos de saúde e orientações aos homens. Veja as fotos dos encontros que aconteceram nas Unidades de Saúde de Lage dos Negros, São Francisco, Poços, Esplanada, Maninho Ferreira, Caraíbas, Olho D’água das Pombas , Tuiutiba, Curral da Ponta e Alto do Cruzeiro. A programação segue até o final do mês.

O Novembro Azul é uma campanha nacional em que durante todo o mês de novembro, são trabalhados a conscientização e as formas de combate ao câncer de próstata. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Além disso, se tratado na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificuldade a cura.

Prefeitura de Campo Formoso -  Cidade em Transformação

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município realizou na Praça Deputado Herculano Menezes, diversos serviços gratuitos para o público masculino.

Na ocasião foram ofertados 217 atendimentos médicos e 20 odontológicos; avaliação nutricional e física; 300 aferições de pressão; 250 medições de glicemia capilar, 744 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B; encaminhamento para exames laboratoriais, e atenção especializada, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

O novembro azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município irá realizar no dia 23 de novembro, na Praça Deputado Herculano Menezes, das 9h as 19h o DIA D do Novembro Azul. Na ocasião serão ofertados serviços gratuitos como atendimentos médicos e odontológicos, avaliação nutricional e física, aferição de pressão, medição de glicemia, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

O Centro de Saúde Mutirão e as Unidades de Saúde de São Tomé e Poços receberam ações sobre o Novembro Azul nesta semana. Palestras, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços foram ofertados gratuitamente para os homens. Em breve, outras localidades receberão atividades sobre o assunto.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Por isso, a Secretaria de Saúde realizará durante todo esse período ações voltadas à saúde dos homens campo-formosenses nas unidades de saúde.

Por isso, na próxima segunda-feira (13), o Centro de Saúde Mutirão contará com o apoio de três médicos para realização de consultas, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços. Os atendimentos acontecerão durante todo o dia gratuitamente.

Câncer de próstata