O novembro azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município irá realizar no dia 23 de novembro, na Praça Deputado Herculano Menezes, das 9h as 19h o DIA D do Novembro Azul. Na ocasião serão ofertados serviços gratuitos como atendimentos médicos e odontológicos, avaliação nutricional e física, aferição de pressão, medição de glicemia, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

O Centro de Saúde Mutirão e as Unidades de Saúde de São Tomé e Poços receberam ações sobre o Novembro Azul nesta semana. Palestras, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços foram ofertados gratuitamente para os homens. Em breve, outras localidades receberão atividades sobre o assunto.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Por isso, a Secretaria de Saúde realizará durante todo esse período ações voltadas à saúde dos homens campo-formosenses nas unidades de saúde.

Por isso, na próxima segunda-feira (13), o Centro de Saúde Mutirão contará com o apoio de três médicos para realização de consultas, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços. Os atendimentos acontecerão durante todo o dia gratuitamente.

Câncer de próstata