Os moradores do povoado de Canavieiras, na zona rural do município de Campo Formoso, realizaram um sonho antigo: suas ruas receberam pavimentação em paralelepípedos, diminuindo significativamente os problemas, especialmente durante o período chuvoso.

Vale lembrar que outras ruas já foram contempladas com ações da prefeitura na sede: Marizélia Reis, Emílio Médici, Feitosa da Silva, Travessa Metal, Rua Cromo, Valdemar Jatobá, Rua da Praça, Ouro e Rubi, no bairro Mutirão, Ruas Chico Anísio, Ernesto Geisel, Gilberto Gil e Maria Betânia, no bairro Vila Encantada, Clebiana Oliveira e Macambira Montes Flores também já passaram por intervenções.  No interior, as regiões de Tiquara, Brejão da Caatinga, Lagoa da Roça, Poços e São Tomé também receberam essas pavimentações.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso deu início às obras de construção de uma praça no povoado de Vanvana. O projeto prevê uma área de lazer com parque para crianças, bancos e arborização. A obra é um pedido antigo dos moradores e a previsão é que o espaço seja entregue em breve.

Além da comunidade de Vanvana, outras praças estão sendo construídas no bairro São Francisco, Lage dos Negros, Abreus e Limoeiro. Esses espaços servirão para proporcionar a integração das famílias e contribuir diretamente para a melhor qualidade de vida das pessoas. 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

O trabalho da Prefeitura de Campo Formoso segue a todo vapor pelos quatro cantos da cidade. São estradas, calçamentos, perfuração de poços artesianos, construção de ciclovia, nova iluminação, asfalto e diversas praças sendo reconstruídas.

Uma delas é a terceira etapa da Praça Dr. José Gonçalves. A obra inclui a restauração de todo o passeio, piso, canteiros e bancos, além de pintura e posterior jardinagem que será refeita com a plantação de variadas espécies de plantas e flores nativas. Essa será mais opção de lazer para a comunidade.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Os moradores do povoado de Tiquara estão acompanhando com alegria a obra de mais pavimentação na localidade: a da Rua Alexandrina Carvalho. O calçamento marca o fim de uma era de sofrimento, causado pela poeira no período seco e pela lama nos períodos chuvosos. A pavimentação é uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade e vai favorecer aos residentes muito mais acessibilidade e conforto.

Vale lembrar que outras ruas já foram contempladas com ações da prefeitura na sede: Marizélia Reis, Emílio Médici, Feitosa da Silva, Travessa Metal, Rua Cromo, Rua da Praça, Rua Rubi, Ouro, Metal, Gilberto Gil, Valdemar F. Jatobá, Maria Betânia, Ernesto Gaisel e Chico Anísio, as Ruas Violetas, Acácias e Margaridas, no bairro Bosque das Mangueiras. No interior, o povoado de Brejão da Caatinga, Poços e Lagoa da Roça também foram contemplados com calçamento.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

O trabalho não para: é obra em todo canto! Dessa vez, a Praça dos Minérios, em Campo Formoso, está passando por uma revitalização: pintura, recuperação de bancos, meio fio e cobertura dos quiosques, além de um novo paisagismo que já deu uma nova cara ao local. Como o nome já diz, a Praça do Minérios abriga o símbolo da maior riqueza do município: as pedras preciosas, sobretudo, a esmeralda. O espaço está localizado em um dos pontos mais movimentados da cidade.

Outros locais públicos da cidade também já estão de cara nova: a Praça Dr. José Gonçalves, a primeira etapa da Praça Frei Lino e Praça que abrigou o posto Paulo Sudré por muitos anos.  A Praça do Bairro São Francisco está em fase construção.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A reconstrução do Centro Cultural segue em ritmo acelerado!  Depois da realização de diversos serviços, como a limpeza do local – que estava tomado por mato, lixo e muito entulho -, instalação da parte elétrica e hidráulica, pintura e troca de pisos, chegou a vez de modernizar os camarins e entrada do espaço (que ganhou porta de vidro). As próximas etapas serão a instalação do sistema de climatização, iluminação, revestimento acústico e assentos.

Vale lembrar que em outubro de 2017 foi realizada a assinatura de ordem de serviço para a reconstrução do Centro Cultural, que há mais de 15 anos ficou abandonado. O evento contou com apresentações culturais como roda de capoeira, poesias, mostra de quadrilha, mostras dos grupos Culturart, ACRA, Utopia, Ballet Sapatilha 35 e Butterfly, shows com Dalmo Funchal, Grace diCalli (acompanhada de Carlinhos dos Teclados) e Rodrigo e Henrique.

Aprovação na Câmara

No mês de setembro de 2017, após votação e aprovação da Câmara de Vereadores pelos edis João Pedro, Zé Lambão, Reifran Maranhão, Daniel Muniz, Mael Santos, Wolnei Borges, Luciano Jatobá e Arlivan Carvalho, foi sancionada pela prefeita municipal a lei nº 23/2017 que abre crédito adicional no valor de R$ 693.878,08 (Seiscentos e noventa e três mil, oitocentos e setenta e oito reais e oito centavos), para reforma da primeira etapa do Centro Cultural da cidade.

Centro Cultural

O Centro Cultural -  espaço de cultura e lazer da cidade com aproximadamente 2 mil metros quadrados e valor estimado de R$ 1 milhão de reais -, já foi palco de diversas formaturas, seminários, peças teatrais, apresentações escolares e religiosas, convenções políticas, seção de votação eleitoral, biblioteca e até cinema.

Prefeitura de Campo Formoso- Cidade em Transformação

A obra de construção da Praça Paulo Sudré está em fase de finalização.O que antes era um espaço totalmente abandonado, está dando lugar a mais um local de lazer para a população, deixando a cidade ainda mais bonita e agradável.

Durante muitos anos, Paulo Sudré deu nome ao posto de saúde que atendia a população no centro da cidade. Interditado para reforma em 2015, parte da verba foi desviada e o posto ficou abandonado, sem nenhuma intervenção. Em 2017, após uma análise técnica de engenheiros do município e Estado, o posto foi demolido para a construção dessa praça. Vale ressaltar que o posto será construído em um novo local.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Mais uma obra está em andamento em Campo Formoso: a 1º etapa da Praça Frei Lino Graflage, que por anos, abrigou três trailers e um ponto de táxi. Os serviços estão em ritmo acelerado, com a construção de um canteiro, colocação de piso e cerâmica, para posterior jardinagem e iluminação. Essa será mais uma opção de lazer para população.

Histórico

Frei Lino, grande religioso da época, deixou grandes serviços em Campo Formoso como o Instituto Educacional Nossa Senhora de Fátima e a União Hospitalar São Francisco. Em 1977, o prefeito Salomão Galvão de Carvalho o homenageou dando seu nome a praça, que até então, era conhecida como praça da igreja ou praça da matriz. Foi nessa praça que aconteceram as primeiras comemorações oficiais dos festejos de Santo Antônio, em 1994, na gestão do então prefeito Pedro Gonzaga.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Os moradores de Lagoa da Roça estão vivenciando um fato histórico povoado: a obra de pavimentação de todas as ruas da localidade. A ordem de serviço foi assinada em outubro e as ações por lá seguem em ritmo acelerado. O que antes era poeira e lama, agora está se transformando em um local de maior acessibilidade para pedestres e veículos. A previsão é que até o final do mês a obra seja finalizada.

Vale lembrar que outras obras de pavimentação já aconteceram na sede do município nas ruas Marizélia Reis, Emílio Médici, Feitosa da Silva, Travessa Metal, Rua Cromo, Valdemar Jatobá, Rua da Praça, Rua Chico Anísio, Ernesto Gaisel e Gilberto Gil. A rua Rubi, no bairro Mutirão, e Maria Bethânia e Jorge Amado, na Vila Encantada, estão passando por intervenções. 

Outros serviços como reconstrução de praças, ordenamento dos espaços públicos, recuperação de estradas, reformas de escolas e muitas outras ações estão mudando a vida da população em apenas 10 meses de governo.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação