Faltando poucos dias para a grande final, os 21 finalistas do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM) participaram de uma oficina de teatro, expressão corporal e voz promovido pelo Departamento de Cultura de Campo Formoso. A oficina tem como objetivo deixar os alunos mais soltos no momento das apresentações, trabalhando a desenvoltura no palco, postura, entonação de voz, timidez, entre outros.

A final do festival será nesta sexta-feira (10), com estudantes da sede e interior, no Auditório do Colégio Augusto Galvão.

Nesta semana, Campo Formoso recebeu uma oficina para construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Campo Formoso, que resultará na ampliação de ações estratégicas que fortaleçam o desenvolvimento rural local.

Participaram do encontro:  técnicos do Pró-Semiárido, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da CAR e SDR que atuam no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Território Piemonte Norte do Itapicuru, e das entidades de ATER que atuam na região, sendo elas: Associação de assistência técnica e assessoria aos trabalhadores rurais e movimentos populares (Cactus), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido ( Idesa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e Organização Filhos do Mundo (Feme).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, que também esteve presente no evento, falou sobre o potencial de Campo Formoso. “Existem algumas características típicas do semi árido, em Campo Formoso, que podem ser apontadas, como por exemplo: a pecuária subdesenvolvida, a água de subsolo, a apicultura, e uma série de atividades que podem ser desenvolvidas no clima seco. Para que isso aconteça, existe um processo de informação de assistência técnica, de acompanhamento, além do investimento, que é a coisa mais importante. Com essas ações integradas e articuladas, há a possibilidade de atrair recursos para o município e fortalecer a agricultura familiar, que é realidade do nosso semi árido.

A prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes, acredita que por meio do ACT será possível dinamizar a agricultura familiar local e garantir mais condições para que as famílias permaneçam no meio rural: “Acredito que essa é uma conquista para os municípios e para a efetivação dos resultados. Essa aproximação, alinhamento com os municípios para que todo investimento seja mais eficaz e eficiente nas comunidades. Não existe resultado sem essa parceria e diálogo constante”.

A Secretaria de Saúde de Campo Formoso realizou na última sexta-feira (20), a I Oficina sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista -  para profissionais da Atenção Básica. O encontro foi ministrado por Mayta Leite (Terapeuta Ocupacional), com mediação Líliam Alves de Souza (psicóloga) e Millady Gomes (fonoaudióloga), além da participação de Marizelma Gomes Lopes, mãe de duas crianças autistas.

Esta oficina teve como propósito apresentar os indicadores do desenvolvimento infantil, sinais de alerta para o TEA; sensibilizar os profissionais para a aplicação de instrumento para rastreamento de risco para o TEA, o M-CHAT, em crianças na faixa etária dos 16 aos 30 meses de idade; bem como apresentar a rede de cuidados SUS disponível para tratamento no município, que é o Centro de reabilitação e o CAPS, além da rede estadual, que é o Centro de Referência estadual a pessoa com autismo.

Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Cultura, promoveu no Polo da UAB uma oficina de teatro, expressão corporal e voz com os 21 finalistas do III Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM).

A final do festival será na próxima sexta-feira (25), com estudantes da sede e interior, na Concha Acústica da Praça Herculano Menezes.