Visando a contribuição na ampliação de conhecimentos em promoção à saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis- DST, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso realizou uma palestra sobre o tema para os Agentes Comunitários de Saúde. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Profissionais de salão de beleza participaram na última terça-feira (31) de uma palestra sobre as formasde prevenção à Hepatite. A ação faz parte da programação alusiva ao 'Julho Amarelo' que alerta sobre as Hepatites Virais.

Através de conhecimentos básicos sobre biossegurança, os profissionais foram instruídos a como organizar melhor a rotina de trabalho, a limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente. Além disso outros aspectos foram considerados, como: todos os cosméticos que forem comprados devem ter o registro na ANVISA e serem utilizados para a finalidade que foram fabricados e sempre respeitando sua data de validade.

Ao final do encontro também foi falado sobre a sintomatologia, diagnóstico e tratamento das hepatites e realizado testes rápidos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Campo Formoso, promoveu durante a última sexta-feira (18) uma capacitação do Cadastro Único, voltado para os técnicos do Programa Bolsa Família. A articulação para realização do evento foi feita entre os gestores do Bolsa Família: Geane Faria de Campo Formoso, Uires dos Santos de Andorinha e Renan Cavalcante de Filadélfia.

Mais de 40 técnicos dos três municípios foram instruídos pelo palestrante Josué Nunes, Consultor dos programas sociais da secretaria, se aperfeiçoando e capacitando para o melhor atendimento e funcionamento do programa nos municípios.