O Centro de Saúde Mutirão e as Unidades de Saúde de São Tomé e Poços receberam ações sobre o Novembro Azul nesta semana. Palestras, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, entre outros serviços foram ofertados gratuitamente para os homens. Em breve, outras localidades receberão atividades sobre o assunto.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso recebeu a visita de técnicos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), na semana passada, para uma avaliação das unidades básicas de saúde. A equipe percorreu todos os postos de saúde da sede e do interior.

O Programa do Ministério da Saúde visa acompanhamento e avaliação do padrão de qualidade no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi realizada uma análise de todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), da infra-estrutura das Unidades Básicas de Saúde, equipamentos, medicamentos e satisfação dos pacientes.

O resultado da avaliação, que tem previsão para sair em Dezembro desse ano, é importante para a população e para a estratégia municipal da saúde. Quanto melhor o desempenho, mais incentivos a serem repassados para a cidade.

Homens e mulheres com até 26 anos poderão receber a vacina contra o vírus HPV, em Campo Formoso. A vacina pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, das 7h às 17h, na sede e no interior. É necessário apresentar RG, cartão do SUS e carteira de vacina.

A determinação é do Ministério da Saúde e é válida para todos os municípios do país que possuem estoque da vacina com prazo de validade até setembro deste ano. Após isso, o público-alvo a receber as doses passa a ser apenas adolescentes de 9 a 15 anos.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é transmitido através de contato sexual e é uma das infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comum. Em mulheres, pode causar o câncer de colo de útero. Em homens, o vírus pode causar câncer de boca, pênis e ânus.