Nesta sexta-feira (15) a prefeita do município, Rose Menezes, assinou o termo de adesão ao programa "Cidade Empreendedora", que será desenvolvido na cidade em parceria com o SEBRAE. A cerimônia de assinatura contou com a presença do vice prefeito, vereadores, secretários, empreendedores locais e do Gerente Regional do SEBRAE, Gerolnilson Ferreira.

Para a prefeita, a adesão ao programa vai fortalecer os microempreendedores, estimular a formalização e a profissionalização visando a geração de emprego e renda. “Passaremos a ter uma cidade empreendedora, é mais um compromisso sendo cumprido, para que toda essa população que queira empreender e gerar a sua renda tenha essa possibilidade. Estamos dando condições e apoio para que essa situação mude”, comentou.

O secretário Helio afirmou que o programa é um recurso para que a nossa cidade apareça de forma mais evidente e potente, como uma cidade de empreendedores. “Nós temos um contingente muito grande na informalidade hoje e acredito que a partir dessa parceria, muitos vão criar suas empresas e formalizar seu negócio”, comemorou.

De acordo com Geronilson, o programa terá 15 encontros, contratação de profissionais específicos para tratar de assuntos e eixos específicos e tratará da inserção dos pequenos negócios na agenda municipal, aprimorando o ambiente de negócios, ampliar a participação dos pequenos negócios em compras públicas, simplificação e tramitação da abertura de empresas, entre outros.

SOBRE O PROGRAMA

O programa tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios com a implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para pequenos empreendedores. As ações serão desenvolvidas durante 20 meses e divididas em eixos diferentes: Números e Oportunidades, Plano de Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Desburocratização, Compras Públicas Sustentáveis, Cultura Empreendedora e Inovação e Liderança Empreendedora.

A cidade passará a contar com os técnicos e com a rede de consultores do Sebrae que vão atuar juntamente com os gestores municipais e negócios locais.

Os beneficiários do Bolsa Família que ainda não sacaram a parcela do mês de setembro/2017, devem se dirigir imediatamente a Agência da Caixa ou Loterias. Caso não efetuem o saque até 27 de dezembro, o recurso retornará para o Ministério de Desenvolvimento Social.

Importante: se o titular do benefício tiver o cartão, mas não possua a senha, deve ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia ir num Lotérico CAIXA com documento de identidade para recadastrá-la. Para tirar dúvidas e obter mais informações, os beneficiários podem procurar qualquer Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Gestão do Programa Bolsa Família do município.

O Programa – O Bolsa Família foi criado em outubro de 2003 e tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade no Brasil, fornecendo às famílias atendidas pelo programa um benefício em dinheiro. As famílias que fazem parte do projeto devem cumprir alguns compromissos sociais que reforçam o acesso à educação, à saúde e à assistência social.

O programa municipal “CÁRIE ZERO”, realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica de Saúde Bucal, está acontecendo nas escolas Samuel Galvão de Oliveira (Esplanada), Elizabete Carvalho (Campo de Avião) e Gilcina Carvalho (Escola Rural). O objetivo do programa é acompanhar os alunos para que possam reduzir os índices de cárie e doença periodontal (que afeta o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes).

Para isso, semanalmente, uma unidade móvel é deslocada para as escolas com um dentista, que realiza restaurações, limpezas, aplicações de flúor e atividades de educação em saúde bucal.  A ideia é que todas as escolas do município sejam contempladas com essa ação.