Sete comunidades do município de Campo Formoso serão beneficiadas com a instalação de 07 dessalinizadores de águas salobras e salinas, vindos do Projeto Água Doce, ação do Governo Federal, com apoio da Prefeitura e governo do estado.

A novidade está sendo anunciada após as reuniões realizadas nos povoados de Mucambo, Oliveira, Fazenda Nova, Varzinha, Curral Velho, Terra Branca, Curralinho e São Tomé, para discutir e explicar aos moradores sobre o projeto de implantação do sistema de dessalinização para ter água potável e tratar dos tipos de intervenções que vão acontecer na localidade. A adesão ao projeto foi significativa! Os moradores participaram ativamente, tiraram dúvidas, deram sugestões e esclarecimentos.

A próxima etapa, segundo o engenheiro da CERB, Jean, é a execução da obra, com visita às localidades. A partir daí, será implantado o sistema.

O Programa

O Programa Água Doce (Pad) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas.

O Poder Executivo Municipal vem a público rebater as várias notas inverídicas e imprudentes divulgadas nas mídias. Esclarecemos que os Projetos de Lei propostos pelo Executivo que tratam da estrutura do IPCF, não retiram os poderes de decisão do Conselho de Administração do Órgão, ao contrário, mantém totalmente preservada a soberania decisória do Conselho. Na realidade, o projeto melhora, simplifica e agiliza as decisões com a implantação do quórum por maioria simples, ou seja, com a aprovação do projeto o Conselho aprovará suas matérias com o voto favorável da maioria simples dos conselheiros presentes a votação.

É importante esclarecer a população em geral e, principalmente, aos servidores que os Projetos não fazem qualquer referência as matérias financeiras e orçamentárias, não causam nenhum impacto ou interferência nas aposentadorias.

Por fim, a aprovação de matéria por meio de maioria simples ou a nomeação para cargos de Controle Interno pelo Executivo, conforme proposições enviadas para a Câmara, são práticas legais e comuns nos órgãos de governo e nas Casas Legislativas.

A 54ª CIPM lançou o Projeto "Mãos que previnem - raízes do amanhã" em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento aconteceu na Escola Maria do Carmo, com a presença do Major PM Mascarenhas, comandante da 54 CIPM, do vice-prefeito, das secretárias de Educação e Desenvolvimento Social do município, do vereador Daniel Almeida, pais de alunos, a comunidade estudantil e a comunidade.

O Projeto

O Projeto piloto estará funcionando na Escola Maria do Carmo, atendendo diretamente a cerca de 250 (duzentos e cinquenta) alunos entre 14 e 17 anos. O Projeto se divide em 08 (oito) encontros, e versará sob e temas como:

1. O valor do núcleo familiar;
  2. A vulnerabilidade social (bullying, grupos de pertencimento, etc);
  3. Drogas lícitas e ilicitas;
  4. Assédio Moral e Sexual;
  5. Direitos Fundamentais;
  6. A função dos órgãos de defesa social.

Ao final, os alunos irão para uma aula de campo, onde conhecerão uma das riquezas naturais de Campo Formoso, as grutas e seus mistérios, no intuito de fortalecer o sentimento de inclusão social.

O Projeto é itinerante e, concluído esta fase, estará como uma caravana do conhecimento, passando pelas demais escolas, plantando uma semente do amanhã.

Fonte: 54 CIPM

O Projeto Sementes do Amanhã, promovido pela Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando na Sede e Zona Rural, atividades de lazer, esportivas, atividades físicas, de recreação e cultural, para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos e idosos, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As atividades estão sendo desenvolvidas nos mais diversos povoados como Alagadiço, Araras, Baixio, Baldoíno, Boa Vista, Brejão da Caatinga, Caraíbas, Casa Nova dos Amaros, Curral da Ponta, Gameleira do Dida, Garimpo do Socotó, Lage dos Negros, Lage de Cima, Lagoa do Porco, Limoeiro, Pacuí, Patos, Poços, Sangradouro, São Tomé, Saquinhos dos Pauzinhos, Tiquara, Tuiutiba, Várzea do Sal e Varzinha.

Futebol, voleibol, atividades físicas como alongamento, aulas de zumba, jiu-jitsu dança de salão capoeira, brincadeiras tradicionais como “boca de forno”, “esconde-esconde”, “brincadeira de cantigas de roda”, “chicotinho queimou”, “bolinhas de gude”, “pula corda”, bambolê, boleado, entre outras, fazem parte do projeto que vem transformando a vida dessas pessoas.