A equipe do CRAS Vera Costa, parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu na tarde da última terça-feira (19) a culminância do projeto de integração e revitalização da Gameleira (sede). Durante 15 dias foram realizados os serviços de pintura, plantação de mudas, criação do jardim da capela local, valorização das ruínas através de limpeza e iluminação da antiga capela de Gameleira, integração e socialização da comunidade local, além da entrega de placas com os números das casas.

A ação aconteceu em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, comunidade local, sociedade civil e Intercement.

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso está realizando serviço inédito de revitalização na 'Fonte da Antonica', situada na rua de mesmo nome. Com o objetivo de resgatar o lugar histórico e transformá-lo em ponto turístico, iniciou-se o trabalho de limpeza geral com terraplanagem, para posterior levantamento de muro, colocação de cerca para delimitação do local e isolamento de duas fossas. A ação está sendo desenvolvida por meio das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e em parceria com a empresa Intercement.

De acordo com o geólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovane Oliveira, será realizada a secagem da fonte, que também será restaurada e coberta com telhado. Será feita também uma praça e uma área com arquibancadas, para que possam ser utilizadas para programas ao ar livre, como passeios e piqueniques.

"Eu era o aguadeiro da minha própria casa. Apesar da cidade ser pequena, o consumo de água era grande, secava e a gente ficava esperando encher pra pegar de novo. O nosso lazer era carregar água, na época eu tinha 12 anos”, relembra o professor Armênio.

A fonte

A fonte possui importância histórica para o município, pois, durante muitos anos, foi responsável pelo abastecimento de água à população de Campo Formoso, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça.

A Fonte da Antonica abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade durante os anos posteriores.