Um dia histórico para ficar na memória de toda a população campoformosense! Na tarde deste sábado (24) foi entregue a Fonte da Antonica, novo wapesp de lazer da cidade, que por mais de 80 anos ficou esquecido e subutilizado. O evento contou com a presença da prefeita, vereadores, secretários, o Deputado Adolfo Menezes, lideranças políticas e a sociedade civil. Para abrilhantar a cerimônia, o grupo Câmara do Culturart apresentou um pequeno concerto com violinos e o cantor Carlinhos animou os visitantes com um repertório para ninguém colocar defeito.

Dona Benita Galvão, que quando mais nova carregou água da fonte, relembrou um pouco de como era a vida naquela época. " Aqui eu pegava água para dar banho nos meus filhos, lavar roupa e a casa. Essa água era carregada em baldes ou latões que a gente colocava na cabeça. Estou muito feliz por ter esse privilégio de participar desse momento histórico!", Disse.

Para a prefeita, esse dia vai ficar para sempre em sua memória. "O que eu sabia da Antonica era o que meus pais e familiares mais antigos comentavam. Eu sempre ficava curiosa para saber o que de tão especial tinha aqui. Como cidadã, me sinto honrada de ter a oportunidade de compartilhar com vocês mais um espaço público da cidade. Como gestora, fico muito feliz por conseguir resgatar algo que nenhum político conseguiu. O meu desejo é que as pessoas conservem esse lugar e aproveitem ao máximo", disse.

Val do Lelé, suplente de vereador e um dos organizadores da obra, falou emocionado sobre mais essa conquista. "Agradeço a prefeita Rose, ao deputado e a todos que ajudaram a realizar esse sonho. Espero que todos tenham gostado do resultado, porque o caminho foi longo e árduo. Agora é aproveitar mais esse presente para Campo Formoso", ponderou.

O deputado Adolfo Menezes se emocionou ao encontrar sua babá e ouvir suas histórias sobre a Fonte.

Durante muitos anos, a Fonte foi o principal canal de abastecimento de água da sede do município, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça. O local abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade por mais de 80 anos, sendo depredada e subutilizada durante todo esse período.

Em 2017, a gestão municipal deu início a obra que será um novo espaço de lazer para a comunidade. Preservando a arquitetura original desde o calçamento até a própria fonte, o local ganhou iluminação, bancos, paisagismo valorizando a arborização local, calçada, escadaria restauradas, portão e uma vista de causar inveja, podendo ser palco para futuros ensaios fotográficos e até casamentos.

A equipe do CRAS Vera Costa, parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu na tarde da última terça-feira (19) a culminância do projeto de integração e revitalização da Gameleira (sede). Durante 15 dias foram realizados os serviços de pintura, plantação de mudas, criação do jardim da capela local, valorização das ruínas através de limpeza e iluminação da antiga capela de Gameleira, integração e socialização da comunidade local, além da entrega de placas com os números das casas.

A ação aconteceu em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, comunidade local, sociedade civil e Intercement.

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso está realizando serviço inédito de revitalização na 'Fonte da Antonica', situada na rua de mesmo nome. Com o objetivo de resgatar o lugar histórico e transformá-lo em ponto turístico, iniciou-se o trabalho de limpeza geral com terraplanagem, para posterior levantamento de muro, colocação de cerca para delimitação do local e isolamento de duas fossas. A ação está sendo desenvolvida por meio das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e em parceria com a empresa Intercement.

De acordo com o geólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovane Oliveira, será realizada a secagem da fonte, que também será restaurada e coberta com telhado. Será feita também uma praça e uma área com arquibancadas, para que possam ser utilizadas para programas ao ar livre, como passeios e piqueniques.

"Eu era o aguadeiro da minha própria casa. Apesar da cidade ser pequena, o consumo de água era grande, secava e a gente ficava esperando encher pra pegar de novo. O nosso lazer era carregar água, na época eu tinha 12 anos”, relembra o professor Armênio.

A fonte

A fonte possui importância histórica para o município, pois, durante muitos anos, foi responsável pelo abastecimento de água à população de Campo Formoso, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça.

A Fonte da Antonica abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade durante os anos posteriores.