Compromisso e seriedade com o dinheiro público. A gestão da transformação apresentou nesta segunda-feira (21) a nova frota de carros da saúde para melhor atender a população. É mais que cuidar de uma cidade. É sobre cuidar de gente!

Campo Formoso conta agora com duas ambulâncias do SAMU e uma semi UTI, dois micro-ônibus com acessibilidade para atender pacientes de caráter eletivo que precisam ser levados para consultas e exames laboratoriais e de imagem em outros municípios, além de dois carros que ajudarão no dia a dia da Secretaria de Saúde .

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Diante do alerta aos casos de sarampo confirmados e investigados no Brasil, profissionais da área de saúde, que atuam em Campo Formoso, receberam uma capacitação sobre como identificar e encaminhar casos da doença e também de arboviroses.

O objetivo da ação, promovida pela Secretaria de Saúde, é alertar médicos, técnicos e enfermeiros sobre a importância do diagnóstico, da notificação imediata e do tratamento precoce.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa, grave, extremamente contagiosa e comum na infância. A doença geralmente é acompanhada por febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite, independente de idade. A transmissão pode acontecer de quatro a seis dias antes o surgimento das manchas e quatro dias após o aparecimento dos sintomas.

Vacinar é a melhor forma de proteger contra a doença.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

As equipes do Cras Vera Costa, NASF, Nuca, a articuladora do Selo UNICEF, Carla Guimarães e as enfermeiras da Atenção Básica, gerentes das unidades de saúde de Campo Formoso, participaram de uma oficina de trabalho da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.

O encontro foi ministrado pelas tutoras Gessica Alves e Renata Freitas para incentivar a orientação alimentar de crianças menores de dois anos como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar das diversas regiões brasileiras.

O intuito é que os participantes da oficina sejam multiplicadores da estratégia e ajudem a diminuir a morbimortalidade infantil no município, além de ajudar a prevenir doenças crônicas associadas à obesidade, cáries, desnutrição e alergias alimentares.

Essa é uma estratégia importante para a certificação do município no Selo UNICEF.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

No intuito de formular ações que efetivamente contribuam para a melhoria do processo formativo dos adolescentes nas escolas, as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, junto com a equipe do Conselho Tutelar, estão buscando soluções para incentivar os alunos das escolas José Telésphoro e Luiz Viana, em Campo Formoso. Estão sendo realizados estudos de caso e busca de ações que venham intervir nas dificuldades que eles enfrentam dento da escola e fora dela.

Cada escola tem suas particularidades e é importante que a equipe gestora, junto com a equipe pedagógica e os demais setores, busquem entender o que está causando desconforto no aluno, incentivando-o com atividades extracurriculares.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, informa que está contratando médicos clínicos gerais e/ou que tenham pós-graduação em Saúde da Família, para atuar nos PSF’s (Programa de Saúde da Família) do município. Os interessados devem enviar o currículo para o email: saudeO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..  Informações: 74 3645-1312.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Pais e alunos da Creche Elizabete Carvalho Marques receberam diversos serviços de saúde por meio da Unidade de Saúde São Francisco. Na ocasião, foram realizados testes rápidos, aferição de pressão arterial, vacinação, palestra, entre outras ações.

Com o intuito de promover saúde e educação de forma integrada e visando principalmente a prevenção em saúde, 42 escolas e mais de 7 mil estudantes estão sendo beneficiados com o Programa Saúde na Escola.

O PSE é um Programa do Governo Federal em parceria com os municípios que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), gestores e profissionais de educação e saúde.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Visando a contribuição na ampliação de conhecimentos em promoção à saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis- DST, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso realizou uma palestra sobre o tema para os Agentes Comunitários de Saúde. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O grupo Conviver de Campo Formoso -  que oferece alternativas para uma vida mais saudável e ativa -, recebeu na semana passada diversas ações em saúde oferecidas pela Atenção Básica do município. Aferição de pressão, testes de glicemia, palestra sobre 'depressão na melhor idade', com o psicólogo do CAPS, entre outras atividades, foram desenvolvidas em parceria com o NASF.

Vale lembrar que a depressão é uma das doenças mais frequentes entre idosos. Há situações que ocorrem nessa etapa da vida que inauguram o quadro clínico psiquiátrico como: pobreza, violência, desagregação familiar e baixo acesso a serviços de saúde. É um somatório de fatores que vão se agravando. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

Os moradores de Lage dos Negros foram presenteados na última quarta-feira (03) com diversos serviços gratuitos em saúde, assistência social, educação e agricultura, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da localidade e no colégio Rosalvo Celestino. A ação foi uma parceria entre a Prefeitura de Campo Formoso com o SENAR/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia) e Sindicato Rural.

Ao todo foram realizados 220 consultas urológicas, 100 consultas para mulheres; Exames clínicos para os homens PSA; Papa Nicolau para as mulheres; Palestras com equipe do NASF; Aferição de pressão, glicemia, testes rápidos; 110 vacinas, além de atualização do cadastro do Bolsa Família, Garantia Safra, e atividades do grupo Sementes do Amanhã. Dois urologistas; 09 enfermeiras; 08 técnicos do Senar; 03 fisioterapeutas, entre outros profissionais, participaram do evento intitulado Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural.

Vale lembrar que Campo Formoso foi o primeiro município do Brasil a participar de uma pesquisa desenvolvida pelo SENAR nacional para avaliar a saúde do homem e da mulher no campo, com o intuito de futuramente construir políticas públicas direcionadas para esse público específico.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

No último sábado (16), a Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim em parceria com a Prefeitura de Campo Formoso ofereceu serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e orientações com nefrologista, nutricionista, assistente social e enfermeiro totalmente gratutitos. A ação aconteceu na Praça Deputado Herculano Menezes, em alusão ao Dia Mundial do Rim.

Com o tema ‘Saúde dos Rins para Todos’, o foco da ação foi ampliar o alerta às doenças dos rins visto que o número de Portadores de Insuficiência Renal Crônica cresceu nos últimos tempos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Pagina 1 de 4