Nos últimos dias o Ministério da Saúde, registrou casos de contaminação por febre amarela no país, algumas pessoas entraram em pânico e procuraram as unidades de saúde para se vacinar. A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde tranquiliza a população, informando que Campo Formoso ESTÁ FORA da zona de risco de infecção.

A vacina está disponível nas unidades de saúde para os nunca foram vacinados, “quem já foi vacinado, não precisa se vacinar novamente”, existem algumas restrições, para pacientes que tem alergia a proteína do ovo só poderá fazer uso da vacina se tiver relatório médico autorizado, gestantes só com indicação e pessoas que farão viagens para áreas de risco ou que farão viagens internacionais também precisam de relatório médico para tomar a vacina.

Mesmo Campo Formoso não sendo um município com risco da doença, todas as cidades estão em alerta e se surgir a necessidade de campanha de vacinação, a população será informada.

 

Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Atendendo uma normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso, está disponibilizando a segunda dose da vacina varicela (atenuada) para crianças entre 1 ano e 3 meses a menores de 6 anos. “ (Sendo necessário tomar a segunda dose impreterivelmente até 6 anos 11 meses e 29 dias)."

 A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa com o cartão de vacina e previna seus filhos.


Campo Formoso – Cidade em Transformação

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município realizou na Praça Deputado Herculano Menezes, diversos serviços gratuitos para o público masculino.

Na ocasião foram ofertados 217 atendimentos médicos e 20 odontológicos; avaliação nutricional e física; 300 aferições de pressão; 250 medições de glicemia capilar, 744 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B; encaminhamento para exames laboratoriais, e atenção especializada, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O novembro azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município irá realizar no dia 23 de novembro, na Praça Deputado Herculano Menezes, das 9h as 19h o DIA D do Novembro Azul. Na ocasião serão ofertados serviços gratuitos como atendimentos médicos e odontológicos, avaliação nutricional e física, aferição de pressão, medição de glicemia, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Sempre em busca de melhorias e ampliação dos serviços de saúde no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da equipe da Unidade Básica da Família do povoado de Lage dos Negros, tem disponibilizado vários serviços nos locais de difícil acesso da região, levando atendimento à população das localidades de Patos, Bebedouro, Gameleira do Dida, Borges, Sangradouro, Mulungu e Queixo Dantas.

Unidade Básica da Família de Lage dos Negros passa por reforma

Até o momento, cerca de mil serviços já foram realizados entre atendimento médico, consulta de enfermagem, avaliação com dentista, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, pesagem dos beneficiários do Bolsa Família, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Secretaria de Saúde informa aos pacientes com glaucoma que foram recadastrados em maio deste ano, que a consulta de retorno acontecerá no dia 16 de agosto, às 10h, no Posto Mutirão. Na ocasião eles também receberão os colírios por mais 3 meses. Para ter acesso ao serviço, o paciente deverá levar o cartão de acompanhamento (com as receitas médicas anteriores) RG e cartão do Sus.

O Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível, uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente mantenha a continuidade do tratamento para reduzir a pressão intraocular e evitar a perda de visão. Quanto mais rápido se descobrir e iniciar o tratamento, menor será a perda de visão.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Após aderir ao Programa Saúde na Escola (PSE), o município de Campo Formoso vai receber diversas ações de educação e saúde durante dois anos. O ponta pé inicial já foi dado no Colégio Davino Carneiro, em São Tomé, com palestras sobre conscientização da saúde bucal, tabagismo, atividades educativas, atendimento com médico, vacina, roda de conversa sobre sexualidade e instrução de higiene oral e avaliação da saúde bucal dos alunos com uma dentista. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família e equipes de Saúde Bucal. Até 2019, mais 40 escolas receberão esse suporte beneficiando mais de 7 mil estudantes.

O PSE é um Programa do Governo Federal em parceria com os municípios que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), gestores e profissionais de educação e saúde.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

As inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 21 de agosto, no Polo UAB, seguem abertas até dia 18 de agosto. Os delegados da Conferência deverão realizar suas inscrições de segunda a sexta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h e de 13h30 às 17h, exceto final de semana. Poderão se inscrever para delegados: representantes de entidades, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde e gestão.

O objetivo da Conferência é identificar problemas no âmbito da Política Municipal de Saúde, para que sirvam de diretrizes na construção do Plano Plurianual e Plano Municipal de Saúde 2018-2021. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Na segunda-feira (31) e nesta terça-feira (01) a população de Campo Formoso contou com a Feira de Saúde Fundação José Silveira, na Praça Deputado Herculano Menezes, que disponibilizou serviços de saúde gratuitos. Atendimento com clínico geral, ginecologistas, cardiologistas, realização de preventivos, ultrassonografias e serviços odontológicos foram oferecidos em 04 unidades móveis. O evento contou com o total apoio da Secretaria de Saúde do município que disponibilizou equipes de diversas áreas para dar suporte aos atendimentos. 

Atendimentos realizados:


Dia 31 de julho:

55 consultas com clínico geral

34 consultas com pediatra

50 consultas com cardiologista

44 ECG

20 atendimentos com dentista

40 consultas com ginecologista

34 preventivos

Dia 01 de agosto:

50 consultas com cardiologista

40 ECG

20 consultas com pediatra

30 consulta com dentista

40 consultas com ginecologista

45 atendimentos com clínico geral

42 preventivos

103 exames de ultrassonografias
 
60 avaliações do IMC (Atenção Básica / Nasf )

20 orientações físicas

30 práticas de relaxamento corporal

20 orientações psicológicas

500 preservativos distribuídos

Outros procedimentos:

Testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sifilis:   31/07 (272) e dia 01/08 (412) - Vigilância em Saúde

Saúde bucal: orientação, escovação (com distribuição de escova) e aplicação de flúor.

Imunização (vacina):  224 doses aplicadas (influenza, HPV, Hepatite B, dT, febre amarela)

Devido a grande demanda de ultrassonografias durante a feira, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso disponibilizou mais 200 exames para atender a comunidade.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Secretaria de Saúde realizou durante todo esse mês de julho ações em alusão ao Dia Nacional de Combate as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. As atividades foram desenvolvidas também nas unidades de saúde fortalecendo, principalmente, a saúde do trabalhador.

As hepatites virais são infecções sistêmicas causadas por vírus hepatotrópicos, sendo conhecidos como vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). As hepatites virais A e E são de transmissão fecal-oral, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea, vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). Os vírus B, C e D podem evoluir para doença crônica, que pode apresentar como desfecho a fibrose hepática, cirrose, além de carcinoma hepatocelular. O vírus é considerado um grave problema de saúde pública, sendo a primeira causa de transplantes de fígado no Brasil e, nas fases avançadas, podem levar à morte.

No Brasil, 800 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus da hepatite B e 1,5 milhão pelo vírus C. A média de casos notificados no Brasil no período 2007 a 2016 é de 6,9 por 100.000 hab. de hepatite B e de 6,6 por 100.000 habitantes casos suspeitos de hepatite C (SVS/MS/ 2010). A hepatite C tem predominância no sexo masculino, com 58% dos casos. Já na hepatite B não há diferença significativa da razão entre os sexos. No que se refere a faixas etárias, a mais acometida com hepatite B foi entre 20 a 49 anos correspondendo a 73% (3.904 casos) dos casos confirmados, e a hepatite C acometeu mais a faixa etária de 35 a 64 anos com 73% (4.150).

Prevenção

Para prevenção, é recomendado uso regular de preservativos, além de evitar o compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, laminas de barbear e depilar e procedimentos cirúrgicos, tatuagens, piercings que não atendam as normas de biossegurança.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado por meio de teste rápido e outros exames específicos de laboratório, testes sorológicos e/ou de biologia molecular. Os quadros clínicos das hepatites virais são muitos diversificados e, de modo geral, as manifestações clínicas aparecem em fases avançadas de acometimento hepático. O teste rápido é gratuito e está disponível nas unidades da rede básica de saúde.

Tratamento

O tratamento para as hepatites difere frente à forma clínica apresentada, aguda ou crônica. O tratamento para as formas crônicas da hepatite B e C são específicos e requer pré-requisitos que precisam ser considerados.

Pagina 1 de 2