Com o intuito de prevenir os agravos ocasionados pela hipertensão arterial, o PSF de Tuiutiba realizou na última quinta-feira (19), o dia de atenção especial ao hipertenso. Durante todo o dia foram realizadas palestras, aferição de PA, verificação da glicemia, incentivo a imunização entre outros cuidados com as pessoas portadoras de Hipertensão arterial sistêmica.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Um novo espaço de lazer destinado a prática de exercícios físicos tem agradado a população campo-formosense. Trata-se da primeira academia de saúde do município, localizada na Praça Dr. José Gonçalves, que está aberta ao público todos os dias, inclusive feriados. Para que essa novidade seja ainda mais funcional, a Secretaria de Saúde tem disponibilizado um educador físico para auxílio no uso dos aparelhos e ainda realizar aulas de alongamento e aeróbica, a partir das 5h30 e às 18h30.

A academia de saúde é uma estratégia de promoção da saúde que faz parte do Projeto Movimenta Campo Formoso, lançado em julho de 2017. Todos os dias, de 4h30 às 6h30 e das 18h30 às 20h30, além de domingos e feriados, das 7h às 17h, a Praça Dr. José Gonçalves fica fechada para a prática de exercícios físicos.

Então não perca tempo e aproveite mais essa ação da Prefeitura de Campo Formoso para beneficiar a população.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A equipe do PSF de Poços realizou na última semana, uma ação de saúde na feira livre da comunidade com o intuito de promover ações preventivas e diagnóstico contra a Sífilis. Durante a ação foram realizados testes rápidos para sífilis, HIV além da distribuição de panfletos e orientações para evitar o contágio das diversas patologias.

Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Esta doença é um mal silencioso, após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Sempre em busca de melhorias e ampliação dos serviços de saúde no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da equipe da Unidade Básica da Família de Olho D´água das Pombas, tem disponibilizado vários serviços no povoado de Abreus.

Unidade Básica da Família de Lage dos Negros passa por reforma

No mês de março, cerca de 40 atendimentos médicos, consulta de enfermagem, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros, foram realizados.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o objetivo de oferecer mais uma opção de lazer, segurança e prática de exercícios físicos, a Prefeitura de Campo Formoso entregou na noite da última quinta-feira (15) a primeira academia de saúde gratuita do município. Os aparelhos estão fixados na Praça Dr. José Gonçalves (rua do cais, onde você poderá fazer exercícios de fortalecimento de músculos do braço e ombros, movimentos para melhorar a função cardiorrespiratória e ainda ter benefícios para a musculatura dos quadris.

“Estamos entregando mais esse presente para a população para estimular a prática de exercícios físicos e promover saúde. Espero que vocês aproveitem e cuidem desse bem público. Não deixem que ninguém o destrua, sejam fiscais! Ainda este ano entregaremos mais uma academia, dessa vez, no bairro São Francisco”, disse a prefeita.

O programa Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 
A prefeitura não para de trabalhar. E com o objetivo de oferecer mais saúde à população de Campo Formoso, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação, adquiriu novos aparelhos fisioterapêuticos para auxiliar o trabalho da equipe e trazer benefícios para os pacientes que são acompanhados no local. A novidade enaltece um dos pontos mais fortes da gestão: o cuidado com a saúde da família.
 
Veja os aparelhos recebidos e seus benefícios para a saúde:
 
Barra Paralela:  oferece ao paciente a possibilidade de voltar a andar. Com ele, o processo fica muito mais produtivo e eficaz.  
Mesa de Bonnet:  trabalha com músculos e articulações do membro inferior e, portanto, pode ser indicado em casos de hipotonia dos músculos da coxa, podendo trabalhar com a flexão ou extensão do joelho. É utilizada, por exemplo, quando um paciente sofre uma ruptura do ligamento cruzado anterior.
Andador:  disposto auxiliar de marcha. O aparelho possui quatro apoios no solo que pode dar mais estabilidade. Ele é indicado após cirurgias.
 
O Centro
 
O Centro de Reabilitação foi inaugurado em novas instalações no ano de 2017 sendo realizado mais de 15 mil atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e teste da orelhinha, além de perícias.
 
 O espaço conta com salas amplas, bem equipadas, estrutura que oferece conforto e comodidade aos usuários, além de profissionais altamente qualificados. Os interessados podem procurar o Centro de Reabilitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
 
Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com o objetivo de oferecer mais uma opção de lazer, segurança e prática de exercícios físicos, a Prefeitura de Campo Formoso acaba de receber a primeira academia de saúde gratuita do município. Os aparelhos já estão sendo fixados para posterior uso de toda a população, com prioridade para a terceira idade, na Praça Dr. José Gonçalves (rua do cais). Lá você poderá fazer exercícios de fortalecimento de músculos do braço e ombros, movimentos para melhorar a função cardiorrespiratória e ainda ter benefícios para a musculatura dos quadris.

O programa Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Em alusão ao mês de conscientização sobre a hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Saúde da Família de Caraíbas, está realizando ações de orientação sobre a doença na região. O reforço nas informações tem como objetivo garantir o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando há uma descoberta tardia. Entre as medidas, estão a realização de palestras educativas, caminhadas, sala de espera e debates.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

O tratamento é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita, trata-se de um tratamento poliquimioterápico, que é a associação de rifampicina, dapsona e clofazimina. Essa associação diminui a resistência medicamentosa do bacilo, que ocorre com frequência quando se utiliza apenas um medicamento, e impossibilita a cura da doença. O tratamento dura de 6 meses a 1 ano, podendo ser prolongado por mais 1 ano.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Nos últimos dias o Ministério da Saúde, registrou casos de contaminação por febre amarela no país, algumas pessoas entraram em pânico e procuraram as unidades de saúde para se vacinar. A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde tranquiliza a população, informando que Campo Formoso ESTÁ FORA da zona de risco de infecção.

A vacina está disponível nas unidades de saúde para os nunca foram vacinados, “quem já foi vacinado, não precisa se vacinar novamente”, existem algumas restrições, para pacientes que tem alergia a proteína do ovo só poderá fazer uso da vacina se tiver relatório médico autorizado, gestantes só com indicação e pessoas que farão viagens para áreas de risco ou que farão viagens internacionais também precisam de relatório médico para tomar a vacina.

Mesmo Campo Formoso não sendo um município com risco da doença, todas as cidades estão em alerta e se surgir a necessidade de campanha de vacinação, a população será informada.

 

Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Atendendo uma normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso, está disponibilizando a segunda dose da vacina varicela (atenuada) para crianças entre 1 ano e 3 meses a menores de 6 anos. “ (Sendo necessário tomar a segunda dose impreterivelmente até 6 anos 11 meses e 29 dias)."

 A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa com o cartão de vacina e previna seus filhos.


Campo Formoso – Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2