A Prefeitura de Campo Formoso tem retomado obras importantes para a cidade e a construção do Ponto de Saúde em Baixio, em Tuiutiba, é uma delas. Com o objetivo de melhorar a estrutura e ampliar o atendimento na região, um prédio que ficou abandonado por muitos anos está sendo transformado em um Ponto de Atendimento em Saúde. O espaço vai contar com uma estrutura moderna para receber os pacientes com mais conforto e segurança.

Essa será mais obra para entrar na história da cidade, assim como as dezenas de reformas e construções das Unidades de Saúde da sede e interior, além dos pontos de saúde nas comunidades desassistidas. Sem falar do Centro Cultural, Fonte da Antonica, Praças Helder Menezes, Dr. José Gonçalves, Frei Lino, calçamentos em diversas ruas da sede e comunidades, asfaltamento e tantos outros benefícios que chegaram ao município.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Poder Judiciário da Bahia toma conhecimento de que o município de Campo Formoso vem praticando todas as medidas para garantir o bom funcionamento no combate ao Covid-19 e nega pedido do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. O Sindicato ingressou com um processo para forçar o município a fornecer diversos tipos de EPIs e resguardar servidores em grupo de risco, tentando passar a falsa impressão de que o município não estaria tomando estas providências e medidas.

Na defesa do município ficou claro através de robusta documentação, que todas as medidas já vinham sendo implementadas desde o início da Pandemia. Analisando a defesa, o Judiciário se convenceu e negou todos os pedidos do Sindicado, deixando claro em sua decisão: “Por todo o exposto, com os esclarecimentos prestados pelo ente municipal, somados com o conjunto de documentos trazidos à manifestação, vislumbro que o Município de Campo Formoso/BA vem tomando medidas para garantir o funcionamento do sistema de saúde municipal, somando a preservação de vida dos servidores.” E acrescentou quanto ao outro pedido do sindicato: “Ainda, quanto a situação dos servidores que estejam em grupo de risco, seja pela idade, seja pelas condições próprias de saúde, demonstrou o município que adotou critérios e medidas para o afastamento deles da linha de frente de contato com infetados “. A boa fé e a diligência do município mais uma vez prevaleceram !!!

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso - BA está com vagas abertas para candidatura de voluntários – que serão inseridos em um banco de dados -, que queiram reforçar o trabalho de ações preventivas e enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Poderão se inscrever médicos, enfermeiros e demais profissionais de outras áreas (níveis superior e técnico), de ambos os sexos, com idade entre 18 e 55 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde e tenham interesse e disponibilidade.

Os voluntários deverão preencher o formulário eletrônico que está disponível nesse link.

O apoio do voluntariado é de fundamental importância para intensificar o trabalho das equipes no contingenciamento da pandemia mundial.

*O formulário online foi desenvolvido pelo Grupo Êxito com auxílio da Empresa JR de Administração da UFBA*

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de demais membros da Secretaria de Saúde participaram de uma palestra sobre a saúde dos rins, em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado na última quinta-feira (12). O evento foi realizado pela equipe multidisciplinar da Clinefro e teve como facilitador o Dr. Edvaldo Alves, além do Secretário de Saúde Charles Farias.

Sobre a Doença Renal Crônica

A doença renal crônica se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, sendo necessário o tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Secretaria de Municipal de Saúde (Semus) está investindo na capacitação de sua equipe. O objetivo é elevar a qualidade no atendimento à população e ainda fortalecer a gestão de trabalho e educação permanente em saúde. Entre os temas abordados recentemente estão:

Capacitação com profissionais da Atenção Básica - Programas de Nutrição dentro do Sistema Único de Saúde – SUS;

Reunião com as atendentes de farmácia sobre o Programa de Suplementação de Ferro;

Reunião com Agentes Comunitários de Saúde -  SISVAN Bolsa Família;

Reunião com Enfermeiros e gerentes das Unidades de Saúde sobre os Programas de Alimentação e Nutrição.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o objetivo de atender as principais necessidades dos munícipes em relação à saúde pública, o Centro de Reabilitação de Campo Formoso, reinaugurado em 2017, vem oferecendo serviços de excelência em reabilitação física, intelectual e auditiva, atendendo mensalmente mais de 1.500 pacientes. O espaço conta com uma Equipe Multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeuta.

Os serviços de fisioterapia e o teste da orelhinha, necessitam que os pacientes passem antes pela Central de Marcação para agendamento, os demais serviços oferecidos são agendados no próprio Centro de Reabilitação. Ao chegar no local, portando RG, CPF, comprovante de residência e encaminhamento médico, o paciente será acolhido e passará por triagem inicial.

O centro de Reabilitação funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, ao lado da Igreja Presbiteriana. O local foi pensado para oferecer ao paciente um melhor atendimento, qualidade e dignidade nos tratamentos.

É mais que cuidar de uma cidade, é sobre cuidar de gente!

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Compromisso e seriedade com o dinheiro público. A gestão da transformação apresentou nesta segunda-feira (21) a nova frota de carros da saúde para melhor atender a população. É mais que cuidar de uma cidade. É sobre cuidar de gente!

Campo Formoso conta agora com duas ambulâncias do SAMU e uma semi UTI, dois micro-ônibus com acessibilidade para atender pacientes de caráter eletivo que precisam ser levados para consultas e exames laboratoriais e de imagem em outros municípios, além de dois carros que ajudarão no dia a dia da Secretaria de Saúde .

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Diante do alerta aos casos de sarampo confirmados e investigados no Brasil, profissionais da área de saúde, que atuam em Campo Formoso, receberam uma capacitação sobre como identificar e encaminhar casos da doença e também de arboviroses.

O objetivo da ação, promovida pela Secretaria de Saúde, é alertar médicos, técnicos e enfermeiros sobre a importância do diagnóstico, da notificação imediata e do tratamento precoce.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa, grave, extremamente contagiosa e comum na infância. A doença geralmente é acompanhada por febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite, independente de idade. A transmissão pode acontecer de quatro a seis dias antes o surgimento das manchas e quatro dias após o aparecimento dos sintomas.

Vacinar é a melhor forma de proteger contra a doença.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

As equipes do Cras Vera Costa, NASF, Nuca, a articuladora do Selo UNICEF, Carla Guimarães e as enfermeiras da Atenção Básica, gerentes das unidades de saúde de Campo Formoso, participaram de uma oficina de trabalho da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.

O encontro foi ministrado pelas tutoras Gessica Alves e Renata Freitas para incentivar a orientação alimentar de crianças menores de dois anos como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar das diversas regiões brasileiras.

O intuito é que os participantes da oficina sejam multiplicadores da estratégia e ajudem a diminuir a morbimortalidade infantil no município, além de ajudar a prevenir doenças crônicas associadas à obesidade, cáries, desnutrição e alergias alimentares.

Essa é uma estratégia importante para a certificação do município no Selo UNICEF.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

No intuito de formular ações que efetivamente contribuam para a melhoria do processo formativo dos adolescentes nas escolas, as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, junto com a equipe do Conselho Tutelar, estão buscando soluções para incentivar os alunos das escolas José Telésphoro e Luiz Viana, em Campo Formoso. Estão sendo realizados estudos de caso e busca de ações que venham intervir nas dificuldades que eles enfrentam dento da escola e fora dela.

Cada escola tem suas particularidades e é importante que a equipe gestora, junto com a equipe pedagógica e os demais setores, busquem entender o que está causando desconforto no aluno, incentivando-o com atividades extracurriculares.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Pagina 1 de 5