Os usuários do Caps Vida Nova participaram de duas ações em saúde nesta semana. A primeira foi relacionada as Hepatites Virais, com atividades educativas, testes rápidos e vacinação. O objetivo é conscientizar sobre esse grave problema de saúde pública, já que muitas pessoas desconhecem a doença.

A segunda  ação foi realizada pelo NASF, com aferição de pressão arterial (PA), índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ), que auxiliam no diagnóstico de doenças do sistema cardiovascular.  A atividade contou com a presença de um educador físico, fisioterapeuta e farmacêutica, para avaliar o estado físico dos usuários e possíveis doenças associadas ao sobrepeso.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com o intuito de garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso disponibilizou, nesta quinta-feira (05), próteses dentárias gratuitas para pacientes acompanhados nas Unidades Básicas.  A entrega faz parte  do programa ‘Transformando Sorrisos’.

Se você também quer ‘sorrir para a vida’, procure uma Unidade de Saúde mais próxima, munido de documento de identificação e Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) e agende uma avaliação com um odontólogo. A partir daí ele conduzirá o preparo do paciente até o estágio de confecção da prótese.

IMPORTANTE:

Após o recebimento da prótese dentária é necessário que o paciente faça as consultas de acompanhamento até a completa adaptação, além de orientar-se com o seu dentista sobre a forma correta de fazer uma boa higiene.

 Prefeitura de Campo Formosos – Cidade em Transformação

A Secretaria de Saúde de Campo Formoso convoca os beneficiários do programa Bolsa Família que ainda não realizaram o acompanhamento neste ano, para comparecer às Unidades de Saúde ou Secretaria de Saúde até o dia 23 de maio, para avaliação do peso e altura. As famílias que residem na zona rural deverão se dirigir a unidade de referência.

Documentos necessários:

- Cartão sus

- Caderneta de vacinação (crianças)

- Cartão da gestante (gestantes com até 45 anos) 

Os outros requisitos são manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola; frequência escolar. 

Quem não atualizar as informações até o dia 23 de maio poderá ter os auxílios do programa bloqueados ou cancelados.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com intuito de proporcionar um acompanhamento integral e de acordo com as necessidades dos alunos da rede municipal de ensino do município, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, vem desenvolvendo, através da Comissão de Alinhamento Intersetorial, composta por profissionais das políticas públicas da Educação, Saúde e Assistência Social, um projeto piloto de intervenções interdisciplinares na Escola Municipal de Tempo Integral (Gilcina Carvalho e Antônio Ferreira), que garantam a Doutrina da Proteção Integral sugerida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Essas intervenções tiveram início desde o começo do ano letivo e se intensificaram a partir do mês de abril, com a realização de reuniões intersetoriais, atividades socioeducativas e palestras informativas realizadas com os alunos e suas famílias, bem como com os professores da unidade escolar, atendimento multidisciplinar e encaminhamentos à rede de serviços do município.

Na área da educação, as crianças estão tendo uma educação de ensino de qualidade com aulas planejadas para garantir a aprendizagem adequada à faixa etária atendida, com a oferta de atividades extraclasse com aulas de balé, música e esporte, além de um acompanhamento nutricional em um ambiente amplo e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento das suas crianças e adolescentes.

Na saúde, já foram desenvolvidas diversas ações, como a que aconteceu na última quarta-feira (16), com o apoio da Equipe de Saúde da Família de Vila Encantada. Na ocasião foi realizada uma atividade de saúde preventiva, com a oferta de orientação, avaliação oral, supervisão de escovação, avaliação clínica dos alunos, além de agendamento para casos que precisam de acompanhamento nas unidades de saúde do município.

No que se refere à Assistência Social, acontece o trabalhando junto às famílias, a informação sobre a rede de serviços existentes no município para acesso e usufruto de direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares dos alunos, a importância da parceria entre a família e a escola e a integração da equipe que compõe a unidade escolar.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com o intuito de prevenir os agravos ocasionados pela hipertensão arterial, o PSF de Tuiutiba realizou na última quinta-feira (19), o dia de atenção especial ao hipertenso. Durante todo o dia foram realizadas palestras, aferição de PA, verificação da glicemia, incentivo a imunização entre outros cuidados com as pessoas portadoras de Hipertensão arterial sistêmica.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Um novo espaço de lazer destinado a prática de exercícios físicos tem agradado a população campo-formosense. Trata-se da primeira academia de saúde do município, localizada na Praça Dr. José Gonçalves, que está aberta ao público todos os dias, inclusive feriados. Para que essa novidade seja ainda mais funcional, a Secretaria de Saúde tem disponibilizado um educador físico para auxílio no uso dos aparelhos e ainda realizar aulas de alongamento e aeróbica, a partir das 5h30 e às 18h30.

A academia de saúde é uma estratégia de promoção da saúde que faz parte do Projeto Movimenta Campo Formoso, lançado em julho de 2017. Todos os dias, de 4h30 às 6h30 e das 18h30 às 20h30, além de domingos e feriados, das 7h às 17h, a Praça Dr. José Gonçalves fica fechada para a prática de exercícios físicos.

Então não perca tempo e aproveite mais essa ação da Prefeitura de Campo Formoso para beneficiar a população.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A equipe do PSF de Poços realizou na última semana, uma ação de saúde na feira livre da comunidade com o intuito de promover ações preventivas e diagnóstico contra a Sífilis. Durante a ação foram realizados testes rápidos para sífilis, HIV além da distribuição de panfletos e orientações para evitar o contágio das diversas patologias.

Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Esta doença é um mal silencioso, após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Sempre em busca de melhorias e ampliação dos serviços de saúde no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da equipe da Unidade Básica da Família de Olho D´água das Pombas, tem disponibilizado vários serviços no povoado de Abreus.

Unidade Básica da Família de Lage dos Negros passa por reforma

No mês de março, cerca de 40 atendimentos médicos, consulta de enfermagem, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros, foram realizados.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o objetivo de oferecer mais uma opção de lazer, segurança e prática de exercícios físicos, a Prefeitura de Campo Formoso entregou na noite da última quinta-feira (15) a primeira academia de saúde gratuita do município. Os aparelhos estão fixados na Praça Dr. José Gonçalves (rua do cais, onde você poderá fazer exercícios de fortalecimento de músculos do braço e ombros, movimentos para melhorar a função cardiorrespiratória e ainda ter benefícios para a musculatura dos quadris.

“Estamos entregando mais esse presente para a população para estimular a prática de exercícios físicos e promover saúde. Espero que vocês aproveitem e cuidem desse bem público. Não deixem que ninguém o destrua, sejam fiscais! Ainda este ano entregaremos mais uma academia, dessa vez, no bairro São Francisco”, disse a prefeita.

O programa Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 
A prefeitura não para de trabalhar. E com o objetivo de oferecer mais saúde à população de Campo Formoso, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação, adquiriu novos aparelhos fisioterapêuticos para auxiliar o trabalho da equipe e trazer benefícios para os pacientes que são acompanhados no local. A novidade enaltece um dos pontos mais fortes da gestão: o cuidado com a saúde da família.
 
Veja os aparelhos recebidos e seus benefícios para a saúde:
 
Barra Paralela:  oferece ao paciente a possibilidade de voltar a andar. Com ele, o processo fica muito mais produtivo e eficaz.  
Mesa de Bonnet:  trabalha com músculos e articulações do membro inferior e, portanto, pode ser indicado em casos de hipotonia dos músculos da coxa, podendo trabalhar com a flexão ou extensão do joelho. É utilizada, por exemplo, quando um paciente sofre uma ruptura do ligamento cruzado anterior.
Andador:  disposto auxiliar de marcha. O aparelho possui quatro apoios no solo que pode dar mais estabilidade. Ele é indicado após cirurgias.
 
O Centro
 
O Centro de Reabilitação foi inaugurado em novas instalações no ano de 2017 sendo realizado mais de 15 mil atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e teste da orelhinha, além de perícias.
 
 O espaço conta com salas amplas, bem equipadas, estrutura que oferece conforto e comodidade aos usuários, além de profissionais altamente qualificados. Os interessados podem procurar o Centro de Reabilitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
 
Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação
Pagina 1 de 3