A equipe da Unidade de Saúde da Família de Santo Antônio, com o apoio da Atenção básica da Secretaria de Saúde, reuniu as gestantes da localidade para fazer uma orientação sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida.

Durante o encontro foram abordados os benefícios do aleitamento para o bebê, importância da saúde bucal na gestação, mitos sobre o atendimento odontológico no período gestacional e a importância da amamentação e os cuidados com a Saúde Bucal do bebê na primeira infância. Além disso, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C com leitura do resultado na hora.

Mais uma Unidade Básica de Saúde reformada foi entregue aos campoformosenses na última segunda-feira (11), dessa vez, no povoado de Santo Antônio. A partir de agora, os moradores poderão desfrutar de um ambiente mais agradável fazendo com que os profissionais possam desenvolver melhor suas funções, de modo a garantir mais comodidade e qualidade à população.

A Unidade de Saúde oferece de segunda a sexta-feira, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, curativos, triagem pré-natal, neonatal, testes rápidos, administração de medicamentos, vacinação, dispensação de medicamentos, serviços domiciliares, atividades educativas, entre outros serviços.

A reforma da Unidade Básica da Família do povoado de Santo Antônio segue em ritmo acelerado. Com previsão de entrega já no final do mês de outubro, a equipe está finalizando toda a parte de reboco da fachada do local, cobertura de gesso, reforma dos banheiros, pinturas, troca da parte elétrica e hidráulica, piso e muitos outros serviços que vão melhorar a vida dos moradores da região.

A estrutura física do posto era uma reclamação constante da comunidade que sofria com o a precariedade do espaço: pisos e paredes rachadas, mofo, infiltrações e muitas outras . Atualmente, a unidade tem mais de 1500 usuários cadastrados.

A prefeita municipal assinou nesta semana, a ordem de serviço para a reforma das instalações físicas dos PSF´s de Santo Antônio e Lage dos Negros. O projeto faz parte do programa 'Requalifica UBS', para atender as necessidades do Fundo Municipal de Saúde de Campo Formoso. Pinturas, troca de telhado, revisão geral na parte elétrica, instalação hidro sanitária, troca de janelas, portões, fechaduras, entre outros serviços, serão realizados durante a obra.

No meses de junho e julho, duas ordens de serviço também foram assinadas: uma em que autorizava o calçamento de quatro ruas no bairro Vila Encantada e a outra para a adaptação do prédio do antigo Mercado para a sede própria da Secretaria de Desenvolvimento Social.

No mês de combate as Hepatites Virais, as equipes da Estratégia de Saúde da Família de Santo Antônio, Lage e Tuiutiba realizaram palestra e testes rápidos para hepatite B e C com resultados entregues na hora. A proposta foi conscientizar os pacientes sobre os riscos das hepatites com o apoio de enfermeiro, técnica de enfermagem e odontóloga, que falaram sobre hepatite, uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças auto-imune, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Além disso, foi realizada atualização do cartão de vacina contra as hepatites A e B para a população alvo, bem como orientações e distribuição de preservativos, por meio dos ACS, para a população presente.