Autoridades municipais, representantes de secretarias de governo, comunidade local, além de crianças e adolescentes representados pelos jovens do NUCA (Núcleo de Cidadania e Adolescente), se reuniram na manhã da última quinta-feira (30), na Câmara de Vereadores de Campo Formoso, para participar do I Fórum Comunitário do Selo Unicef no município. O evento, realizado pelas Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), é uma das condicionantes para que Campo Formoso seja reconhecida com o Selo referente aos anos 2017-2020.

O encontro contou com apresentações culturais e apresentação de metodologias – detalhado pela articuladora do Selo no município, Carla Guimarães -, reforçando os objetivos do selo, ações realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória.

O objetivo do Fórum Comunitário é promover o diálogo junto à sociedade e realizar a análise das condições de vida da infância e adolescência no município. A partir disso, a meta é realizar um planejamento de ações para a proteção integral da criança e do adolescente pela redução das desigualdades, além de fazer o monitoramento e avaliação dos resultados das ações públicas para jovens de até 18 anos.

O Município de Campo Formoso recebeu a confirmação de adesão ao 'Selo UNICEF Município Aprovado', que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Após a adesão, o município se compromete com um conjunto de responsabilidades que fazem parte da metodologia do Selo, que incluem Ações Estratégicas, ou seja, o que o município precisa realizar, comprometendo-se em melhorar Indicadores de Impacto Social relativos aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Assim, o município será acompanhado pelos próximos quatro anos da edição por profissionais do Selo UNICEF, em coordenação com um articulador no município que será a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carla Guimarães, para informar sobre os ciclos de capacitação, atualizações metodológicas, dicas de implementação de programas e outras atividades do Selo. Cabe ao articulador no município mobilizar as pessoas para participarem de cada atividade ou ação.

O que o município ganha ao ser certificado com o Selo?

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social. Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo Unicef e a Plataforma dos Centros Urbanos.