Um dia inteiro de muita brincadeira, atividades, banho de piscina e apresentações lúdicas! Foi assim que crianças e adolescentes das salas de recursos e acompanhadas pelo Centro Especializado Tatiana Morais se divertiram durante toda esta quarta-feira (10). O encerramento do evento contou com a apresentação do Projeto Sementes do Amanhã e a alegria tomou conta do lugar.

O Dia de Lazer encerrou uma extensa programação do Setembro Verde, iniciada dia 03 de setembro, contando com palestras, caminhadas, oficinas, City Tour, cinema e muito mais.

Avanços da Educação Inclusiva no município de Campo Formoso de 2013 a 2018:  

  • Aumento da oferta do número de matrículas no ensino regular;
  • Extensão do número de salas de recursos/Aee nos espaços escolares: 03 salas em Lage dos Negros e 1 em Poços, com recursos próprios do município;
  • Adequação do Centro Tatiana Morais para ampliação dos atendimentos especializados;
  • Plano Escola Acessível através do PDDE Acessibilidade;
  • Formação continuada pra coordenadores, cuidadores e professores do AEE;
  • Apoio de cuidadores/mediadores e intérpretes nas salas de aulas em 64 nas escolas;
  • Construção do PEI em Unidades de Ensino, específico para alunos com comprometimento severo.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

"Sinal Verde para a Inclusão"! É assim que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, realizarão de 03 a 30 de setembro, diversas atividades em alusão ao Setembro Verde, campanha da valorização da pessoa com deficiência. O objetivo é refletir sobre as conquistas das pessoas com deficiência, e sobre o nosso papel enquanto agentes públicos, educadores e acima de tudo, enquanto cidadãos.

 Programação: 

Dia 03/09, às 8h30

III edição do Projeto Setembro Verde Centro Cultural

 Dia 04/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Recepção de alunos com deficiência Espaços escolares

 Dia 05/09, diurno

Roda de Ciranda Espaços escolares / Centro Tatiana Morais

Dia 06/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Análise do projeto nas escolas e no Centro Tatiana

Dia 09/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Oficinas de jogos pedagógicos em Espaço escolar

Dia 10/09, diurno

Palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência em Espaço escolar

Dia 11/09, às 8h

City Tour - Principais pontos da cidade

Dia 11/09, 14h

Cine Pipoca no Centro Cultural

Dia 12/09, diurno

Momento de reflexão espiritual Espaço escolar ou igreja

Dia 13/09, às 7h30

Análise do projeto nas escolas e no Centro Tatiana

Dia 16/09, diurno

Gincana Estudantil Espaço escolar

Dia 17/09, diurno

Ginástica Espaço escolar

Dia 18/09, diurno

Dia D da Higiene Pessoal Espaço escolar

Dia 19/09, diurno

 Inclubeleza Espaço escolar

 Dia 20/09, 8h às 17h

 Dia de lazer Clube de Campo Juá

Dia 21/09, às 13h

Entrevista na rádio 98 FM pela Secretária

Dia 23/09, diurno

Exposição de artesanato em Espaço escolar

Dia 24/09, diurno

Momento com os pais Espaço escolar

Dia 25/09, diurno

Formação Continuada para professores em Espaço escolar

Dia 26/09, diurno

Construção de materiais para exposição em Caminhada em Espaço escolar

Dia 27/09, diurno

 Dia da Beleza em Espaço escolar

Dia 30/09, às 8h

Caminhada Inclusiva Ruas da Cidade

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Um dia inteiro de muita brincadeira, atividades, banho de piscina e até apresentação musical! Foi assim que crianças e adolescentes das salas de recursos da Escola José Barreto Filho, Escola Antônio Ferreira, Escola Samuel Galvão, Colégio José Telesphoro, alunos de São Tomé, Brejão da Caatinga, Lagoa da Barra, Araras, Pacui, Curral Velho, Tuiutiba, Poços, Caraíbas, Lagoa do Porco, Varzinha, Lage dos Negros e do Centro Tatiana de Moraes se divertiram. O encerramento do evento contou com a apresentação do Projeto Sementes do Amanhã e do grupo ACRA.

A programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência aconteceu durante toda essa semana com seminários, oficinas, palestras e outras ações nas escolas.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO

A primeira equipe de coordenação pedagógica de Educação Inclusiva surge no ano de 2000 a partir de uma nova estrutura da Secretaria de Educação com a as professoras Valdênia Viana e Maria Gardênia Oliveira tendo como suporte principal dessa modalidade o Centro Tatiana Morais Santana que já atendia diretamente crianças com deficiência.

Essa coordenação surgiu com a necessidade de apoiar os alunos que ingressavam na rede regular de ensino a partir das observações e triagens feitas pelos professores e profissionais do Centro Tatiana, de acordo com a série adequada para cada aluno já “trabalhado “socialmente e assim apto a escola comum. Essa coordenação apoiava e orientava os professores que atendiam esses alunos com visitas esporádicas nas unidades escolares.

Em 2005 surge a proposta de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e assim, todos os alunos com deficiência passam a frequentar o ensino regular sem a necessidade de um apoio institucional.

Em 2008 surge a proposta das Salas de Recursos multifuncionais atendendo à necessidade histórica da educação brasileira, de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização. As duas primeiras chegadas no município foram no colégio José Telesphoro e na escola Antônio Ferreira através de um projeto da professora Valdenia Viana de Oliveira.

Em 2010, o MEC lança a proposta de ampliação das Salas de Recursos no programa PROINFO e atualmente são solicitadas através do PAR.  Nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva da implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas demais escolas comuns da rede pública de ensino. Mas o município já investia em políticas inclusivas com a manutenção do Centro Tatiana Morais de Santana para o atendimento dessa clientela.

Hoje, o município conta com dezesseis salas de recursos sob a coordenação pedagógica da professora Luciene Nunes e Ana Mara Firmino em que atende um universo de 300 alunos.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação