Técnicos da Secretaria de Agricultura de Campo Formoso realizaram uma visita ao povoado de Alagadiço do Brejão da Caatinga, na semana passada, para realizar assistência técnica e veterinária aos produtores do local.

O trabalho da equipe tem por objetivo assessorar esses empreendedores, visando a otimização do manejo de suas culturas de acordo com as regras de boas práticas agrícolas, focando principalmente a correta implantação e manejo das culturas, aliada à redução dos custos de produção, aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos.

Para a produção animal, destinada a animais bovinos, caprinos, suínos e aves que sejam usados na produção de alimentos, os produtores recebem orientação profissional sobre processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários.

Os povoados de Baixio, Caldeirão Verde, Canavieiras, Grota da Gia, Lagoa do Pastoreador II, Poeirão, Pinheiro, Puxadeira, Pitiá, Angico, Panelinhas, Mandacaru,  Souza, Tuiutiba, Garimpo do Socotó, Boi Morto, Três Barras, Vanvana e Boa Esperança já receberam assistência técnica da Prefeitura.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Após o lançamento do Programa Produzir para Transformar, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, estão visitando os produtores dos povoados de Tuiutiba e Baixio. O primeiro passo está sendo o cadastro dos agricultores e levantamento da produção para comercialização do Programa de Aquisição de Alimento do Governo Federal, que colabora com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica pública. Logo depois será a vez da realização do cadastramento de Assistência Técnica Rural.

O programa

A partir do mês de maio de 2017, quando foi concebido o modelo de construção do PPA 2018-2021, uma das áreas estabelecidas como eixo prioritário foi o Desenvolvimento Sustentável, que abrange o Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento do Turismo. Nas escutas públicas, realizadas entre os meses de junho e agosto nas 15 localidades estratégicas do município de Campo Formoso, especificamente voltadas para o desenvolvimento rural, as prioridades eleitas em todas as regiões foram:

(1) Assistência Técnica Rural;

(2) Estruturação de Cadeias Produtivas;

(3) Comercialização de produtos agropecuários;

(4) Formalização de parcerias em prol do desenvolvimento rural;

(5) Identificação das potencialidades e afinidades produtivas por região;

(6) Infraestrutura de produção e escoamento;

(7) Criação e Fortalecimento de instrumentos de Políticas Públicas;

(8) Organização de Eventos que potencializem a comercialização de produtos agropecuários;

(9) Reestruturação e organização de Feiras Livres;

(10) Produção em escala;

(11) Recursos Hídricos;

(12) Regularização Fundiária.

Na busca de atender os anseios do público predominantemente da zona rural e que representa mais de 85% do território do município, a Gestão Municipal institui o PROGRAMA MUNICIPAL PRODUZIR PARA TRANSFORMAR, como construção de política de desenvolvimento rural e de fortalecimento das ações produtivas do meio rural, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo.

As áreas prioritárias do programa têm foco em Gestão, Infraestrutura, Assistência Técnica, com a premissa de atuação integrada e com acompanhamento sistêmico para desenvolvimento produtivo e comercial.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação