A prefeita de Campo Formoso Rose Menezes sancionou nesta segunda-feira (15) a lei que transforma Tuiutiba em Distrito.  O ato aconteceu no gabinete com a presença do vice-prefeito Ismael Pereira e dos vereadores Wolnei Borges, Luciano Jatobá, Vasconde Gomes, João Pedro e Zé Lambão. A indicação foi realizada pelo vereador João Pedro Dias Neto, representante da região que abriga 42 localidades e uma população estimada de 10 a 12 mil habitantes; o maior colégio eleitoral, depois da sede, além de três representantes do legislativo.

"Só tenho a parabenizar o vereador João Pedro pela indicação e aos moradores de Tuiutiba por esse grande feito", disse a prefeita Rose Menezes. “Essa é uma grande conquista para Tuiutiba, pois com essa elevação de povoado a distrito, o local fica apta a receber diversos benefícios, como calçamentos. Além disso, gostaria de agradecer aos vereadores que votaram no projeto”, disse João Pedro. “Agora é lutar para que mais benefícios cheguem à região, melhorando a vida dos moradores, como já acontece nos distritos de Poços e Lage dos Negros”, ressaltou Vasconde Gomes”.

Distrito é o território em que se subdivide o município, e costuma se subdividir em bairros. As vantagens são inúmeras: o local fica apto a receber verbas específicas, podendo receber agências bancárias, correios, postos policial, posto para pagamentos de água, luz, telefone, enfim, tornando-se distrito a mudança de vida dos comunitários melhora bastante e passa a funcionar como uma pequena cidade.

Após aderir ao Programa Saúde na Escola (PSE), o município de Campo Formoso está desenvolvendo diversas ações de educação e saúde nas unidades de ensino. Em Tuiutiba, por exemplo, a equipe de saúde da família apresentou na Escola Santa Isabel, a campanha de combate a verminose, Hanseníase e Tracoma, Administração de Albendazol e rastreamento de casos suspeitos. A ação também contou com orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor.

O PSE é um Programa do Governo Federal em parceria com os municípios que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), gestores e profissionais de educação e saúde.

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de recuperação em diversas ruas e avenidas da sede e interior do município. Recentemente, uma equipe foi deslocada para a região de Tuiutiba para realizar a operação tapa buraco. A execução do serviço consiste em corrigir a pavimentação das vias urbanas para evitar que os buracos retornem, principalmente, no período de chuvas.

Sem os serviços de pavimentação em pleno vapor, motoristas e pedestres têm sofrido com a quantidade de buracos espalhadas pelas vias. A situação se agravou ainda mais ao longo do mês de junho, com as chuvas que atingiram a região e danificaram ainda mais as ruas.

Depois do lançamento do Plano Plurianual Participativo na sede do município, a região de Tuiutiba participará da primeira escuta pública nesta quinta-feira (13), às 16h, no Colégio Vinícius de Moraes. O encontro será mediado pelos auxiliares da gestão municipal que receberão as propostas de políticas públicas, visando o desenvolvimento de Campo Formoso. A presença de toda população é muito importante para ajudar a definir diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública nos próximos quatro anos.

O PPA

O Plano Plurianual (PPA) está previsto no artigo 165 da Constituição Federal de 1998. É um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, regulamentado pelo Decreto que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública. É com base no PPA, que se estabelece o plano para a o período de quatro anos, e na LDO, que define as metas e as prioridades para o ano seguinte.