Equipes da Secretaria de Saúde estão realizando visitas nas escolas do município para esclarecer as dúvidas e ensinar a se proteger da Hanseníase, Verminoses e Tracoma. A campanha é voltada aos estudantes de cinco a 14 anos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas. Na ação estão sendo realizadas buscas ativas de novos casos de hanseníase e tratamento coletivo para verminoses.

HANSENÍASE

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

VERMINOSES

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

TRACOMA

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação