O projeto PlayEnergy realizado pela ENEL vai desembarcar em 10 escolas da Rede Municipal nesta semana. A ação propõe um percurso pelo mundo extraordinário da energia elétrica. Esse ano, o projeto realizará oficinas de construção de dispositivos eólicos e solares.

O que vai acontecer nas oficinas?

É durante essas oficinas que você e seus alunos e alunas
aprenderão a construir máquinas simples movidas à energia
solar e eólica. Aprenderão também sobre a produção
de energias renováveis e as transformações energéticas (ideia essencial para a compreensão do complexo conceito
de energia). Os estudantes também aprenderão como
reproduzir esse evento em suas escolas.

PROGRAMAÇÃO:

25 de setembro

Oficina de montagem e dispositivos

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho

8h30 às 9h – Boas vindas e Coffe Break

9h ás 9h30 – Apresentação geral da oficina

9h30 às 9h40 – Entrega dos kits com dispositivo

9h40 às 10h – Orientações e dicas de montagem

10h às 12h – Montagem e testes dos dispositivos

13h30 às 15h – Continuação para a montagem

15h ás 15h20 – Pausa para o Coffe

15h20 ás 17h – Finalização e regras do campeonato

17h às 17h30 - Encerramento

 

26 de setembro

Oficina de montagem da feira

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho

8h30 às 9h – Boas vindas e Coffe Break

9h ás 9h30 – Apresentação com Anabelle Custodio

9h30 às 9h40 – orientações sobre a produção de um evento

9h40 às 10h – Divisão de atividades

10h às 11h30 – Mão na massa

11h30 às 12h – Apresentação de resultados

12h às 12h30 – Orientações para o dia seguinte e encerramento

 

27 de setembro

Feira de apresentação dos dispositivos

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho (pátio)

7h30 às 8h30 – Abertura da feira e boas vindas

8h30 às 9h30 – Campeonato Formula Solar PlayEnergy

9h30 ás 10h – Luta de insetos

9h30 às 10h – Degustação de bolos

10h às 10h30 – Encerramento da feira

Cerimônia de Premiação do Concurso Cultural

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho (auditório)

10h30 às 10h40 – Abertura Secretaria de Educação e PlayEnergy

10h40 às 11h30 – Apresentação dos finalistas

11h30 ás 12h20 – Anuncio dos vencedores

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Um dia inteiro de muita brincadeira, atividades, banho de piscina e até apresentação musical! Foi assim que crianças e adolescentes das salas de recursos da Escola José Barreto Filho, Escola Antônio Ferreira, Escola Samuel Galvão, Colégio José Telesphoro, alunos de São Tomé, Brejão da Caatinga, Lagoa da Barra, Araras, Pacui, Curral Velho, Tuiutiba, Poços, Caraíbas, Lagoa do Porco, Varzinha, Lage dos Negros e do Centro Tatiana de Moraes se divertiram. O encerramento do evento contou com a apresentação do Projeto Sementes do Amanhã e do grupo ACRA.

A programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência aconteceu durante toda essa semana com seminários, oficinas, palestras e outras ações nas escolas.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO

A primeira equipe de coordenação pedagógica de Educação Inclusiva surge no ano de 2000 a partir de uma nova estrutura da Secretaria de Educação com a as professoras Valdênia Viana e Maria Gardênia Oliveira tendo como suporte principal dessa modalidade o Centro Tatiana Morais Santana que já atendia diretamente crianças com deficiência.

Essa coordenação surgiu com a necessidade de apoiar os alunos que ingressavam na rede regular de ensino a partir das observações e triagens feitas pelos professores e profissionais do Centro Tatiana, de acordo com a série adequada para cada aluno já “trabalhado “socialmente e assim apto a escola comum. Essa coordenação apoiava e orientava os professores que atendiam esses alunos com visitas esporádicas nas unidades escolares.

Em 2005 surge a proposta de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e assim, todos os alunos com deficiência passam a frequentar o ensino regular sem a necessidade de um apoio institucional.

Em 2008 surge a proposta das Salas de Recursos multifuncionais atendendo à necessidade histórica da educação brasileira, de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização. As duas primeiras chegadas no município foram no colégio José Telesphoro e na escola Antônio Ferreira através de um projeto da professora Valdenia Viana de Oliveira.

Em 2010, o MEC lança a proposta de ampliação das Salas de Recursos no programa PROINFO e atualmente são solicitadas através do PAR.  Nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva da implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas demais escolas comuns da rede pública de ensino. Mas o município já investia em políticas inclusivas com a manutenção do Centro Tatiana Morais de Santana para o atendimento dessa clientela.

Hoje, o município conta com dezesseis salas de recursos sob a coordenação pedagógica da professora Luciene Nunes e Ana Mara Firmino em que atende um universo de 300 alunos.

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Os alunos de Karatê do Projeto ‘Sementes do Amanhã’ receberam quimonos novinhos, disponibilizados pela Prefeitura de Campo Formoso, na semana passada. O kit foi entregue aos pais dos estudantes que também assinaram um termo de responsabilidade. 

Benefícios do Karatê

O Karatê ajuda a criança a criar autoconfiança, melhorar a aptidão física, a coordenação, o autocontrole. E é importante para a saúde mental, pelo próprio convívio com outras crianças. Além de ajudar o desenvolvimento da criança, também ajuda a desenvolver valores sociais que poderão ser aplicados tanto na vida pessoal quanto no convívio social

O Projeto

Para quem deseja participar desse projeto, ainda há vagas em todas as modalidades. Os interessados devem fazer a inscrição no Departamento de Cultura, localizado na Casa Trevo (em frente à Igreja Presbiteriana), de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Este ano, além das aulas de música, jazz, ballet, futebol, karatê e jiu jitsu, os alunos contam também com aulas de reforço, como matemática e português. 

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Alunos do Ensino Fundamental II e EJA eixos IV e V das regiões de Poços, Tiquara, Lage dos Negros, Sede, Tuiutiba, Brejão da Caatinga e Salitre, participaram de saraus que fazem parte da segunda fase da IV edição do FALEM.  Na ocasião foram premiadas as 03 (três) melhores produções de cada região, para a realização da etapa final do Festival que acontece no dia 10 de agosto.

Próxima fase

Com as três melhores produções da fase regional, serão 21 (vinte e uma) produções finalistas. Essa etapa, oportunizará as pessoas da comunidade, que se destacam na música, literatura, arte, a expor seus dons artísticos, a fim de valorizar a cultura regional, desenvolver a autoestima dos artistas e incentivar a comunidade estudantil a participar ativamente no desenvolvimento das atividades escolares. - Na Sede – FASE FINAL.

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Segunda-feira (5) é dia de volta às aulas para os mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Campo Formoso, entretanto, as Escolas Maria do Carmo e CMEI so retornarão as atividades dia 12. Então aí vai o recado da Secretara de Educação: aluno, um mundo de conquistas espera por você! A educação é o caminho! Aproveite mais um ano de estudo para transformar o futuro.
 
O ano de 2018 contará com 201 dias letivos, com a previsão de término das atividades no dia 07 de dezembro. São mais de 150 gestores, mais de 600 professores preparados para levar o melhor do ensino para os alunos, E mais:  cerca de 200 merendeiras - que tiveram capacitação sobre boas práticas, manipulação e aproveitamento dos alimentos, além da organização do armazenamento dos gêneros – trabalham para que os alunos tenham a melhor nutrição na alimentação escolar.
Preparação para volta às aulas

Durante o período de férias dos estudantes, as escolas passaram por serviços de limpeza geral e algumas também receberam reformas e manutenções que garantirão melhorias na estrutura e no funcionamento das unidades. 
Além disso, professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos participaram de Jornadas com o tema “Educar para formar e transformar sonhos em vida”, recebendo direcionamentos, propostas dos projetos que acontecerão nas escolas, estudo de calendário, planejamento, etc.
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