Vacinar cães e gatos contra a raiva é um compromisso que deve ser renovado todos os anos. Por isso, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 29 de junho a campanha de vacinação anti-rábica 2018, onde já foram imunizados 1.391 animais.

A campanha segue até o dia 04 de agosto, com equipes volantes atuando pelo interior do município (ver roteiro abaixo da matéria) e na sede no dia D de vacinação em 21 de julho, com três equipes volantes imunizando os animais nos bairros Campo de Avião, Mutirão, Vila dos Sonhos, Rua da Palha, Sucesso, Vila Encantada, Esplanada, Vila Nair, Vila Pernambucana e Gameleira, além de um ponto fixo na Baixada da 12. E no dia 01 de agosto mais uma equipe volante vai estar agindo na sede do município, desta vez imunizando os animais dos bairros Campo de Avião, Colina do Sol, Populares e Bosque das Mangueiras. A vacinação contra a raiva é muito importante, proteja o seu animal e a sua família.

Roteiro:

BOSQUE DAS MANGUEIRAS

DIA D – 21/07/2018

Baixada da 12

A equipe de Vigilância em Saúde inicia nesta sexta-feira (29), a Campanha de Vacinação Anti-Rábica que pretende vacinar todos os cães e gatos do Município.

Equipes volantes visitarão toda as regiões do município, afim de chegar em 100% de imunização de cães e gatos. Deverão receber a vacina cães e gatos em bom estado de saúde e acima de quatro meses de idade, não importando o sexo do animal e uma eventual prenhês. Acompanhe em nossas redes sociais e site da Prefeitura de Campo Formoso a divulgação dos roteiros das equipe de vacinação.

Nesta sexta-feira (29) as equipes estarão nas localidades de Sítio do Meio, Mucambo, Oliveira, Serra dos Morgados, Serra da Beringela, Veados, Alagadiço Fundo, Trica Ocos, Almeida, Junco e Lagoa do Torquatro.

A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva tem mantido o Campo Formoso livre da doença em humanos e em cães e gatos.
Dessa forma e para continuar garantindo esse controle, a Secretaria de Saúde do município vai realizar vacinações mensais nos bichinhos. Nesse mês de fevereiro, a imunização começa hoje (05) e vai até a próxima sexta-feira (09), no Centro de Vigilância. É importante destacar que os cães e gatos só serão vacinados nos dias estabelecidos no cronograma pelo centro.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e compromete o sistema nervoso central. Ela provoca comportamento agressivo (por isso o nome da doença), dilatação das pupilas, hipersalivação, dificuldade para engolir, irritação, alteração na forma de andar natural, contrações musculares faciais e paralisia dos membros. A enfermidade não tem cura e pode levar a vítima – animal ou humano – ao óbito em menos de sete dias.

O que fazer para evitar?

– Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos.

– Não mexer em cães e gatos desconhecidos para evitar um possível ataque (essa é difícil para Felícias de plantão como eu).

– Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima

– Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos; o que evita o contato com morcegos.

– A doença tem poucos casos no Brasil, mas zonas rurais, por exemplo, podem abrigar morcegos e outros animais infectados que, por consequência, podem transmitir raiva ao seu pet. Por isso, evite que o peludo tenha contato com esses animais transmissores.

Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.