Os Auxiliares de Serviços Gerais das Unidades Básicas de Saúde receberam uma capacitação sobre limpeza e/ou desinfecção, na semana passada, realizada na Secretaria de Saúde. Essa foi a primeira vez que esse encontro aconteceu, valorizando os profissionais e qualificando-os.

Além do conteúdo que tem objetivo de otimizar o trabalho por eles desenvolvidos nas Unidades de Saúde, também foi dada orientações a respeito da ergonomia no trabalho, de formas de prevenção de doenças ocupacionais, através de ginástica laboral realizada com alguns dos próprios materiais de trabalho dos profissionais.

Técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal da Prefeitura de Campo Formoso, participaram de um curso de capacitação sobre Biossegurança que consiste em ações voltadas à proteção e segurança do paciente e dos profissionais de odontologia. O encontro foi realizado no Auditório da Secretaria de Saúde reunindo 30 pessoas.

A palestra foi ministrada pelo Coordenador de Saúde Bucal, Gessé Menezes e Cristian, médico Veterinário da Vigilância Sanitária. Os assuntos abordados foram: as formas de proteção da equipe e do paciente; higienização do ambiente de trabalho e a correta esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos.

Com o objetivo de melhorar o atendimento às famílias que necessitam dos serviços sociais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação Programa Bolsa Família e CadÚnico, realizou na semana passada, o curso de capacitação de operadores do Cadastro Único para Programas Sociais. Durante todo o dia foram abordados os conceitos Gerais do Cadastro Único; os conceitos do Sistema de Cadastro Único e o acesso ao Sistema de Cadastro Único. O curso foi ministrado por Josué Nunes (Analista Programas Sociais).

Ao participar da entrega dos certificados na UAB em Campo Formoso, a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Aldete Ribeiro, reafirmou a decisão em priorizar formação aos profissionais do SUAS no município.

Já a coordenadora do Cadastro Único, Geane Farias, comentou a importância da capacitação no atendimento para melhor atender as famílias. “Com essa capacitação, temos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, que além de contribuir no trabalho, também soma para o nosso conhecimento enquanto cidadão”.

O CadÚnico é um instrumento do Governo Federal para coleta de informações e dados que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda no país, proporcionando-lhes ingressar em programas sociais como, por exemplo, o programa Bolsa Família, visando a diminuição da desigualdade social.

Os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Campo Formoso aos servidores e funcionários públicos terão continuidade neste sábado (02) com aula de Língua Portuguesa, no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, das 8h às 17h. Na semana passada, já foi ministrada a primeira aula de matemática básica.

Veja cronograma das próximas aulas:

05/01 e 26/01: Matemática
12/01, 02/02 e 16/02: Língua Portuguesa

(lista dos alunos no anexo do final da matéria).

O Programa

Com o intuito de implementar um programa de qualificação e capacitação permanente e continuado que atenda às necessidades institucionais e valorize os servidores e funcionários públicos municipais, a Prefeitura de Campo Formoso lançou o Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado. O PDPC tem como base de concepção o Plano de Governo, Planejamento Estratégico Municipal 2017-2020 e o Plano Plurianual 2018-2021 e pretende contemplar a participação de todos os integrantes do serviço público nas áreas de Gestão, Educação, Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Entretenimento.

Os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Campo Formoso aos servidores e funcionários públicos já tem data para começar. Neste sábado (25) será ministrada a aula de Matemática Básica no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, das 8h às 17h. Já o curso de Português Instrumental acontecerá a partir do dia 02 de dezembro, no mesmo local e horário.

Veja cronograma:

25/11 e 05/01: Matemática
02/12 e 12/01: Língua Portuguesa
02/02 e 16/02: Língua Portuguesa
26/01: Matemática

(lista dos alunos no anexo do final da matéria).

O Programa

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Campo Formoso, promoveu durante a última sexta-feira (18) uma capacitação do Cadastro Único, voltado para os técnicos do Programa Bolsa Família. A articulação para realização do evento foi feita entre os gestores do Bolsa Família: Geane Faria de Campo Formoso, Uires dos Santos de Andorinha e Renan Cavalcante de Filadélfia.

Mais de 40 técnicos dos três municípios foram instruídos pelo palestrante Josué Nunes, Consultor dos programas sociais da secretaria, se aperfeiçoando e capacitando para o melhor atendimento e funcionamento do programa nos municípios.