Atendendo uma normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campo Formoso, está disponibilizando a segunda dose da vacina varicela (atenuada) para crianças entre 1 ano e 3 meses a menores de 6 anos. “ (Sendo necessário tomar a segunda dose impreterivelmente até 6 anos 11 meses e 29 dias)."

A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa com o cartão de vacina e previna seus filhos.

Vale salientar que os pais ou responsáveis são obrigados a manter o cartão de vacinação de suas crianças atualizados, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, de modo que os pais podem responder por negligência, caso o menor contraia uma eventual doença ou até perder a guarda do filho de acordo com a lei 8.069/1990. Quem infringir essa determinação do poder público também poderá sofrer pena de detenção, de um mês a um ano e multa, de acordo com o Código Penal. 


Campo Formoso – Cidade em Transformação