Vacinação contra o HPV é ampliada a homens e mulheres com até 26 anos; proteja-se

Vacinação contra o HPV é ampliada a homens e mulheres com até 26 anos; proteja-se


Homens e mulheres com até 26 anos poderão receber a vacina contra o vírus HPV, em Campo Formoso. A vacina pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, das 7h às 17h, na sede e no interior. É necessário apresentar RG, cartão do SUS e carteira de vacina.

A determinação é do Ministério da Saúde e é válida para todos os municípios do país que possuem estoque da vacina com prazo de validade até setembro deste ano. Após isso, o público-alvo a receber as doses passa a ser apenas adolescentes de 9 a 15 anos.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é transmitido através de contato sexual e é uma das infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comum. Em mulheres, pode causar o câncer de colo de útero. Em homens, o vírus pode causar câncer de boca, pênis e ânus.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação