Vigilância em Saúde alerta para o descarte irregular de vidros e seringas

Vigilância em Saúde alerta para o descarte irregular de vidros e seringas


A Prefeitura Municipal Campo Formoso, por meio do Centro de Vigilância em Saúde, alerta a população para necessidade urgente do descarte adequado de  seringas e remédios. Para fazer o descarte corretamente do material perfurante, bem como de remédios vencidos, a população deve procurar o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Praça Dr. José Gonçalves, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Para evitar acidentes durante o transporte, a dica é colocar seringas e agulhas dentro de uma garrafa pet, que impede o contato direto. Isso evita que o material chegue aos aterros sanitários sem um tratamento prévio.

O acondicionamento correto evita a contaminação das pessoas durante a coleta, transporte e a destinação dos resíduos. No caso de agulhas e injeções há risco de contaminação por Hepatites B e C , HIV e muitas outras graves doenças transmitidas pelo sangue. Produtos como gazes e algodões com possível presença de agente biológico podem ser descartados no lixo comum, desde que em pequenas quantidades e bem guardados em sacos plásticos.

O descarte irregular de resíduos no meio ambiente pode acarretar em sérios problemas de saúde para a população, causando doenças alérgicas, de pele e respiratórias. Em se tratando de lixo hospitalar, as consequências podem ser ainda mais graves.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação