Escuta pública do PPA acontece em Tuiutiba com grande participação popular

A primeira escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA) foi um sucesso em Tuiutiba na tarde da última quinta-feira (13). Os moradores da localidade estiveram no Colégio Vinícius de Moraes para definir as prioridades da comunidade nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, gestão pública e desenvolvimento sustentável. O evento contou com a presença da prefeita, vice-prefeito, secretários, vereadores e a comissão de organização do PPA. Na ocasião, a prefeita destacou que foi muito gratificante participar do encontro e ouvir as demandas da comunidade. “Vamos fazer o possível para atender o que nos foi solicitado, vamos nos dedicar para promover mais qualidade de vida para todos”, disse.

Vale destacar que essa é a primeira vez nos 136 anos de emancipação de Campo Formoso que uma gestão realiza o PPA Participativo, priorizando a participação dos quatro cantos do municípios.

Cronograma de encontros

Nos próximos dias, os encontros terão continuidade nas demais regiões do município, com início às 16h. Confira:

18 de julho: Escola José da Silva Nazário (Poços)
20 de julho: Colégio Rosalvo Celestino (Lages dos Negros)
22 de julho: Colégio CECAT (Tiquara)
25 de julho: Escola de Brejo Grande (Brejo Grande)
01 de agosto: Colégio ACM (Caraibas)
04de agosto: Colégio Thierry Lins (Curral Velho)
08 de agosto: Colégio João Severo da Cruz (Brejão da Caatinga )
10 de agosto: Colégio Antônio Hermógenes (Lagoa do Porco)
15 de agosto: Colégio de Araras (Araras)
17 de agosto: Colégio Rosalina Gomes (Olho d'água das Pombas)
19 de agosto: Colégio Armando Trajano Maia (Pacuí )
22 de agosto: Colégio Manoel Ricardo (Baixio)
24 de agosto: Colégio Davino Carneiro (São Tomé)
29 de agosto: Praça Herculano Menezes (Campo Formoso)

Dinâmica de trabalho

Como será a dinâmica de trabalho nas regiões: cada Secretaria indicou profissionais das áreas prioritárias e estratégicas da gestão, são elas: GESTÃO MUNICIPAL; INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE; SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA; EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES; DESENVOLVIMENTO SOCIAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A partir desses representantes serão coordenadas ações de pesquisas, levantamentos, entrevistas e demais procedimentos de base estratégica para sistematização do Plano. No final, os técnicos organizarão as propostas em programas para priorização de recursos a serem investidos nos quatro anos e nortear o orçamento anual.

Modelo de escuta popular

O modelo de Escuta Popular implementado no município tornou-se uma marca desta gestão pois, desde o primeiro mês de governo, a prefeita, secretários e chefes de departamentos iniciaram a construção do Planejamento estratégico, orientado pela empresa Loft. O modelo de escuta foi batizado como “OUVINDO PARA TRANSFORMAR” e como marca de gestão, foi definido que todas as ações a serem desenvolvidas serão realizadas ouvindo as pessoas.

O que é PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é destinado a organizar e viabilizar as ações para cumprir os fundamentos e os objetivos da municipalidade, e declarar o conjunto das políticas públicas do governo municipal para os próximos quatro anos, além dos caminhos que serão trilhados para viabilizar as metas previstas.