SIGA A PREFEITURA

Secretaria de Saúde promove o Movimento Todos Pela Vida em prol da Campanha Setembro Amarelo

Na última sexta-feira, 10 de setembro, data em que o mundo reflete acerca da prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Campo Formoso realizou o Movimento Todos Pela Vida, com o objetivo de orientar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Equipes da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova ofereceram um momento de acolhimento aos cidadãos no estande montado na Praça Herculano Menezes. Foram distribuídos panfletos informativos, mensagens e cápsulas de positividade, além de suporte especializado com psicólogas.

A iniciativa fez parte da Campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). No Brasil, mais de 13 mil suicídios são registrados por ano, sendo os jovens os protagonistas desta triste estatística.

Transtornos mentais, como a depressão, a bipolaridade e o abuso de substâncias, somam mais de 90% das causas que levam o indivíduo a atentar contra a própria vida. Comportamentos de tristeza e isolamento são alguns dos sinais de alerta, e quanto mais cedo acontece o pedido de ajuda, mais efetivo é o tratamento.

Durante todo o ano, organizações e instituições especializadas como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e as unidades do CAPS, por exemplo, atuam no combate ao suicídio. Caso necessite, não se envergonhe em pedir ajuda! Pratique o autocuidado e participe desta campanha.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DA DEPRESSÃO:

No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional.

No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social.

No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado.

Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas.

No peso: ganho de peso ou perda de peso.

No corpo: fadiga ou fome excessiva.

Também é comum: abuso de substâncias, falta de apetite ou repetição incessante de pensamentos.

CONTATOS DE APOIO:

SAMU – 192