SIGA A PREFEITURA

Mostrando itens por tag: Campo Formoso

No mês que marca o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu uma série de ações informativas, com o intuito de alertar a população acerca dos comportamentos abusivos que reprimem, hostilizam e agridem as mulheres.

No decorrer desse período, órgãos auxiliares da pasta, como o CREAS e o CRAS, atuaram através da promoção de palestras educativas com assistentes sociais, psicólogos e advogados, caminhadas pelas ruas da cidade e um workshop no Centro Cultural, que encerrou a programação na última terça-feira, 31.

Participaram da iniciativa representantes da administração municipal, como o prefeito Elmo Nascimento e a secretária de Desenvolvimento Social, Madali Santana, além de profissionais que acompanham de perto a problemática, a exemplo da juíza da comarca, do delegado municipal e do sargento do Projeto Ronda Maria da Penha.

De janeiro a janeiro, equipes do CREAS, compostas por assistentes sociais, psicólogos e advogado, realizam atendimentos voltados às mulheres vítimas de violência, oferecendo orientações sobre o ciclo do abuso e as formas de rompê-lo. Para garantir o acompanhamento especializado, basta se dirigir a uma das unidades do órgão e solicitar ajuda.

A Campanha Agosto Lilás visa sensibilizar a sociedade, em especial os homens, sobre as consequências da violência praticada contra as mulheres, mas a responsabilidade social deve permanecer durante o ano inteiro. Não seja conivente com o sofrimento de uma mulher. Em caso de abuso, disque 180 e denuncie!

Na tarde da última quarta-feira (25), a Prefeitura de Campo Formoso e a Faculdade AGES assinaram um convênio que tem o propósito de beneficiar os servidores públicos de Campo Formoso, seus respectivos filhos e cônjuges/companheiros, e estagiários da conveniada do município com descontos em cursos superiores ou de pós-graduação. Essa parceria nasce com o objetivo de proporcionar ainda mais oportunidades e avanço para os nossos profissionais e para o nosso município.

“A gente fica muito feliz com esse convênio e com essa parceria, pois é mais uma demonstração de que estamos cumprindo o nosso objetivo de valorização dos servidores públicos de Campo Formoso”, destacou o prefeito Elmo Nascimento.

Empreendedores do município de Campo Formoso fizeram parte do público da palestra "Marketing Digital e o Mundo Conectado", uma realização do Sebrae e parceiros locais.

O evento de capacitação aconteceu ontem, dia 25 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro Cultural Professor Rômulo Galvão Carvalho, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Formoso.

Ministradas por Rapha Falcão, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação e professor de pós-graduação na área de Marketing, as palestras fazem parte da campanha Agosto Digital e seguiram no intuito de orientar os participantes sobre os cenários do marketing digital e do mundo conectado, transformação digital, gerações de usuários da internet e futuro e, ainda, dicas práticas de marketing digital e dicas bônus sobre o mercado digital.

Segundo a organização do evento, cerca de 90 pessoas estiveram presentes no local, que contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário Econômico e do Turismo - Nagy Martins, do secretário de Finanças, Sernivaldo Reis, do gerente Regional do Sebrae, Geronilson Pereira, e da gestora da Agência Sebrae de Senhor do Bonfim, Vanessa Lopes, e agente de desenvolvimento do município Ivone Ferreira.

Empenhada em garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes campo-formosenses, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, assinou o Termo de Adesão ao Selo UNICEF (edição 2021-2024). A iniciativa visa promover políticas públicas que priorizem a educação, participação social, saúde e proteção contra a violência para esse público-alvo nos próximos quatro anos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) atua em 190 países, concentrando o seu trabalho em ações voltadas às crianças mais vulneráveis, tendo o Selo UNICEF como um dos principais programas. A inscrição no selo possibilita a implementação de ações, como os Resultados Sistêmicos e os Indicadores de Impacto, que garantem os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Também está sendo aderida no município a estratégia da Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita, que envolve diversas áreas da prefeitura no combate à exclusão do ambiente de ensino. A iniciativa tem o objetivo de identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar o poder público para assegurar a matrícula e o acompanhamento desses jovens.

A assinatura do Termo de Adesão ao Selo UNICEF e a Busca Ativa Escolar compõem uma série de compromissos assumidos pela prefeitura por meio do Programa Acelera Campo Formoso. Cuidar bem das nossas crianças e adolescentes é prioridade para a administração municipal, que, com dedicação e responsabilidade social, seguirá construindo, nos próximos quatro anos, uma nova história para esses meninos e meninas.

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nos dias 19 e 20 de agosto, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado nos espaços do auditório do Centro Cultural e do Colégio José Telesphoro e reuniu usuários, trabalhadores e entidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Conferência teve como tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. No decorrer do evento, foram realizadas palestras e debates com o objetivo de fomentar as discussões acerca do tema.

Na ocasião, foram sugeridas propostas de melhorias significativas para os programas, serviços e instâncias de controle social, sendo dez delas a nível municipal, cinco estaduais e outras cinco federais. Nesse espaço, os presentes ainda elegeram os delegados responsáveis por representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Diversos representantes do poder público participaram da cerimônia de abertura, a exemplo do prefeito Elmo Nascimento e do vice-prefeito Jaci Muniz, além de secretários municipais e vereadores. Para o evento, foram convidados o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Kiki Bispo, além do psicólogo com atuação no SUAS e funcionário público da capital baiana Marcelo Tourinho.

O bem-estar social é um compromisso abraçado pela administração municipal, que segue trabalhando para estimular políticas públicas em favor da população e o cumprimento dos direitos que garantem proteção a todos os campo-formosenses, em especial aos mais vulneráveis.

Segunda, 16 Agosto 2021 22:03

Programa Viver Bem Campo Formoso

Visando estimular a população a adquirir hábitos saudáveis a partir da prática regular de atividades físicas, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última semana o lançamento do Programa Viver Bem Campo Formoso.

O evento ocorreu no Parque da Lagoa dos Sonhos e reuniu dezenas de campo-formosenses entusiasmados com o projeto. Representantes do poder público, como o prefeito Elmo Nascimento, o vice-prefeito Jaci Muniz, o secretário de Saúde, Paulo Henrique, e o vereador Júnior Nascimento também estiveram presentes na ocasião.

O Programa Viver Bem Campo Formoso é uma iniciativa da administração municipal para garantir qualidade de vida à população através da transformação dos exercícios físicos em um hábito diário. O projeto conta com a assistência de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia e enfermagem.

Serviços como testes de glicemia, cálculo do IMC, aferição de pressão e medição de saturação são oferecidos durante as ações. As atividades de dança e treino funcional são realizadas em locais públicos, tais quais ginásios de esportes, quadras poliesportivas, academias da saúde e ao ar livre, sempre coordenadas por educadores físicos.

Na sede, o programa já contemplou moradores dos bairros do Centro, Centro Cultural e Esplanada. A região de Tuiutiba foi a pioneira do interior a receber a visita da equipe engajada no projeto. Mas não para por aí. Em breve, serão divulgadas nas redes sociais da administração municipal as próximas localidades beneficiadas.

Em tempos de pandemia, além de todos os cuidados na prevenção contra o coronavírus, é necessário cuidar também do corpo e da mente. Por esse motivo, a Prefeitura de Campo Formoso segue comprometida em proporcionar uma saúde preventiva de qualidade, que permita a todos os seus munícipes desfrutar do prazer de viver bem.

Terça, 01 Junho 2021 12:49

Departamento Pedagógico Itinerante

Projeto da Secretaria de Educação que conta com a participação da comunidade tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino público municipal em Campo Formoso.

Comprometida com o desenvolvimento do Sistema Municipal de Ensino, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o Departamento Pedagógico Itinerante. O objetivo da ação é realizar o acompanhamento das unidades escolares, identificar necessidades e buscar melhorias.

A equipe envolvida no projeto está trabalhando ativamente desde o último dia 24 e seguirá realizando as visitas em todo o município até 10 de junho. A itinerância do programa visa otimizar a participação da comunidade na gestão e na direção coletiva dos processos pedagógicos de forma dinâmica e organizada.

O programa é subdividido por regiões e polariza os encontros com representantes de equipes gestoras educacionais. As reuniões propõem um debate entre os participantes, com o intuito de amplificar as discussões em torno do cotidiano pedagógico dos estudantes campo-formosenses em cada setor do município e viabilizar o desenvolvimento do nosso sistema de ensino.

Confira o cronograma do projeto:

24/05 - Lages, Pacuí e Gameleira do Dida: Colégio Municipal Rosalvo Luís Celestino (Lages);

25/05 - São Tomé, Brejão da Caatinga e Lagoa da Barra: Colégio Davino Carneiro (São Tomé);

27/05 - Tuiutiba, Baixio e Curral da Ponta: Colégio Ulisses Gonçalves (Tuiutiba);

03/06 - Curral Velho e Olho d'Água: Colégio Municipal Thierry Lins (Curral Velho);

04/06 - Poços, Brejo Grande, Caraíba e Torrões: Colégio Rômulo Galvão (Poços);

07/06 - Tiquara, Lagoa do Porco e Varzinha: CECAT (Tiquara);

08/06 - SEDE - CMEI, Escola José Barreto Filho, Creche Galdino Marques, Creche Heraldo Rocha, Escola Salomão Galvão, Escola Elisabeth Marques, Escola Josefa Monteiro, Escola Raulindo Saturnino, Escola Maria Anita: Auditório do Centro Cultural;

09/06 - SEDE - Escola Armindo Simões, Escola José de Anchieta, Escola Antônio Ferreira, Escola Professora Maria do Carmo, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio José Telesphoro, Escola Luiz Viana, Escola Samuel Galvão: Auditório do Centro Cultural;

10/06 - Araras: Colégio Municipal de Araras (Araras).

Prezando pelo bem-estar social, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem realizado uma série de ações estruturais tanto na sede, quanto no interior do município. A iniciativa tem o intuito de promover manutenções em espaços públicos, de modo a proporcionar melhor qualidade de vida ao cidadão campo-formosense.

A fim de preservar um dos principais pontos turísticos da região e facilitar o seu acesso pela população, foram realizadas obras de revitalização na estrada do Cristo Redentor, localizado no Alto do Cruzeiro. O caminho, anteriormente deteriorado, dificultava a chegada dos apreciadores ao local. Hoje, a subida da Serra da Mangabeira oferece maior mobilidade aos visitantes que desejam apreciar a vista panorâmica do cartão postal, e não mais é motivo de transtornos.

Ainda na sede, serviços de manutenção dos postes e reposição das lâmpadas foram executados, proporcionando mais conforto e segurança à população. E não apenas a área urbana foi beneficiada pelas obras, como também o interior do município. Os povoados de Lage dos Negros, Brejão da Caatinga, bem como Tuiutiba, foram favorecidos pelas melhorias, onde agora os cidadãos podem desfrutar de espaços públicos iluminados e seguros.

Em Tuiutiba, os trabalhos não param por aí. A Operação Tapa Buracos realizou serviços de revitalização nas vias, a fim de facilitar a acessibilidade do local. A ação esteve presente no povoado de Pilões e executou obras de manutenção no trajeto que liga o distrito à zona urbana. As intervenções têm o objetivo de melhorar as condições das estradas do município, para que a população não enfrente problemas de deslocamento.

No distrito de Poços, a administração municipal promoveu a manutenção da rede de distribuição de energia elétrica. O intuito da iniciativa é preservar o patrimônio público com ações preventivas, evitando problemas com o fornecimento na região. A Prefeitura de Campo Formoso não para. Em quase três meses, o município está de cara nova e vai continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população.

Os esforços para ampliar a rede de apoio na batalha contra a Covid-19 tem trazido uma série de melhorias para a prevenção e tratamento da doença em Campo Formoso. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, conta hoje com protocolos de segurança sanitária que ajudam a frear o avanço do contágio coronavírus e a cuidar dos cidadãos infectados por ele.

A chegada dos novos leitos de UTI na cidade fortalece as instalações do Hospital São Francisco e reforça a ala Covid. Essa ampliação, além de promover a valorização do HSF, desafoga o sistema de saúde dos municípios circunvizinhos, sobrecarregados com pacientes necessitando de suporte intensivo.

O repasse de R$ 2.498.000,00 em subsídios ao Hospital São Francisco reforça o comprometimento da administração municipal com a saúde da sua população e garante maior autonomia no tratamento da Covid-19. Novos leitos de suporte ventilatório também são conquistas que integrarão o HSF, expandindo os recursos estruturais e possibilitando um melhor acolhimento aos cidadãos que necessitarem de atendimento médico.

A testagem da população tem sido realizada em larga escala, assim como a imunização contra a Covid-19, que já distribuiu mais de 28.800 mil doses da vacina entre os grupos prioritários. Além disso, diversas campanhas educativas estão sendo veiculadas, a fim de conscientizar acerca dos cuidados na prevenção da doença, como o uso de máscaras e álcool em gel em espaços públicos e o distanciamento social.

Outra preocupação da prefeitura é o acolhimento dos cidadãos que vão receber seus benefícios em agências bancárias. Estruturas que atendam aos protocolos de segurança foram criadas nesses espaços para preservar o bem-estar de todos. A sanitização desses e demais locais públicos também é prioridade e tem garantido maior proteção aos transeuntes.

Vale ressaltar que essa é uma luta de todos. A Prefeitura de Campo Formoso segue trabalhando na implantação de medidas que auxiliem no combate à pandemia e solicita o apoio da população para conter a crescente do número de infectados. Se cada um fizer a sua parte, logo estaremos livres do vírus e prontos para voltar à normalidade.

Atualização Boletim e Vacinômetro - 27/10/2021