Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo

Carlos Maranhão

É Tecnólogo em Gestão Pública, foi vereador por dois mandatos nos exercícios 2001/2004, onde foi 1º secretário da Câmara e entre 2005/2008, quando ocupou a vice-presidência da casa, foi vice-prefeito de Campo Formoso em 2009/2012 e Secretário de Agricultura em 2013 e 2015/2016.

Compete a SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, ECONÔMICO E DO TURISMO, desenvolver, planejar, coordenar e executar a política municipal de fomento às atividades agropecuárias locais, visando ao respectivo incremento na produção, segundo programas de aprimoramento qualitativo e quantitativo; Promover os meios básicos e os instrumentos administrativos voltados para a organização e o desenvolvimento da produção e do abastecimento alimentar no âmbito do Município; Promover e desenvolver políticas de incremento ao turismo rural, além de dar execução às determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeita Municipal e compete desenvolver e executar a política do desenvolvimento econômico, tecnológico, do trabalho e do turismo no âmbito municipal, coordenando programas e projetos para o desenvolvimento e o incremento de atividades industriais, comerciais, tecnológicas, de serviços e turísticas do Município, bem como a capacitação, qualificação e integração ao mercado de trabalho;  Articular e promover ações de integração inter setorial no município; Coordenar programas e projetos de geração de trabalho e renda, com o objetivo de combater o desemprego e o subemprego; Gerar ocupações produtivas e renda; Potencializar recursos e vocações econômicas da comunidade; Diagnosticar para conhecer a demanda do mercado no Município, com vistas à formação profissional em habilidades específicas e gerenciais da população de baixa renda; Promover cursos de qualificação profissional, técnica e gerencial, voltados à manutenção de pequenos negócios, cooperativas e empresas comunitárias; Contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento dos empreendimentos solidários existentes no Município, provendo fomentando a economia solidária e o empreendedor; Assessorar e assistir as iniciativas privadas para o desenvolvimento econômico e social localizado, objetivando a alocação de recursos humanos no âmbito da comunidade e maior geração de renda e bens para a população em geral; Realizar levantamentos estatísticos e cadastrais quanto às atividades pertinentes, promover o fomento nas áreas de desenvolvimento de indústria, comércio, tecnologia, serviços e turismo, e adequar a observância dos regulamentos administrativos; Executar a política turística no Município em consonância com as diretrizes enunciadas pelos órgãos e entidades pertinentes; Estimular a realização de eventos e promoções turísticas e de divulgação do Município e de suas potencialidades, mantendo o intercâmbio e a integração junto a órgãos e entidades na área de turismo locais, regionais, estaduais e nacionais e executar as determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeita Municipal.

§ 1º. Integram a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo

I - Gabinete do Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo

II - Secretaria Executiva

1. Departamento Administrativo e de Planejamento
    1. Setor Administrativo
    2. Setor de Apoio Jurídico, Controle, fiscalização e Comunicação.
    3. Setor de Planejamento e Ações Institucionais
    4. Setor de Apoio a Programas, Projetos e Convênios
  2. Departamento de Desenvolvimento Rural
    1. Setor de Desenvolvimento do Associativismo e Cooperativismo