Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento
Compete a SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO – SMFPLAN
- Administrar, dirigir e supervisionar todas as atividades e atos administrativos pertinentes ao controle e desenvolvimento de compras e contratações administrativas, processos licitatórios e demais procedimentos de dispensa e inexigibilidade de compras e contratações de interesse da Administração Municipal;
- Promover a administração de compras e publicações de contratos municipais e catalogar itens de compras e contratações;
- Guardar, conservar e manter os procedimentos licitatórios, as instalações e equipamentos para a estruturação das compras e contratações em geral;
- Conduzir, na condição de órgão de assessoramento instrumental da Prefeitura Municipal de Campo Formoso/BA, as atividades de licitação, mantendo, para isso, a Comissão Permanente de Licitação, destinada a realizar certames licitatórios em todas as modalidades, para a aquisição de materiais e equipamentos e contratação de serviços comuns, inclusive em regime de registro de preço, obras e serviços de engenharia;
- Propor e implementar normas sobre gestão de contratos, programas contra o desperdício, estabelecimento de cláusulas sociais e de sustentabilidade para a aquisição de bens e serviços ou como critério de pontuação técnica ou de desempate em certames licitatórios e sobre outros assuntos pertinentes à gestão de material;
- Ordenar e gerir todos os serviços e atos administrativos de natureza licitatória; elaborar, planejar e executar as políticas de planejamento urbano do Município, elaborar projetos voltados à qualificação da infraestrutura urbana do município e à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento sustentável;
- Desenvolver o Plano Diretor Urbanístico e Ambiental instituído por Lei, além de dar execução às determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Municipal;
- Executar a política financeira do Município e elaborar as propostas de lei de diretrizes orçamentárias, lei orçamentária anual e o plano plurianual do município e proceder aos controles orçamentários respectivos;
- Prestar assessoramento técnico aos demais órgãos e unidades da Administração Municipal na execução orçamentária e manter atualizado o cadastro técnico Municipal e a base cartográfica;
- Executar o processamento e realizar a receita e a despesa do Município, respondendo seu titular como seu ordenador geral da despesa e gerenciar o lançamento, arrecadação e fiscalização dos créditos tributários e não tributários e a aplicação da legislação fiscal municipal;
- Promover a realização das rendas e ativos municipais, o cadastramento geral de contribuintes e responsáveis tributários, o recebimento e pagamento de créditos e débitos e demais obrigações financeiras;
- Realizar a guarda e movimentação de valores pecuniários e títulos mobiliários, o controle e acompanhamento de recursos financeiros e demais títulos, valores e obrigações do e para o Município, o controle, registro e escrituração contábil e financeira da Administração Municipal; Promover auditorias nas contas e contabilizações do Município;
- Realizar a fiscalização de prestações de contas do e para o Município, inclusive perante órgãos e Tribunais de Contas, o controle e emissão de empenhos e autorizações financeiras, a emissão e o aceite de cheques, títulos de créditos e demais títulos cambiais, o ordenamento da Dívida Ativa do Município, o controle e acompanhamento das obrigações de demais contribuições para fiscais do Município;
- Assegurar o assessoramento técnico nas elaborações orçamentárias e demais projetos e programas financeiros e elaborar os relatórios determinados pelo Tribunal de Contas e pelos demais órgãos de fiscalização e controle e dar execução às determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Municipal.
§ 1º. Integram a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento
I – Gabinete do Secretário Municipal de Finanças e Planejamento
II – Secretaria Executiva
- Departamento de Gestão de Materiais
- Setor de Almoxarifado Geral
- Departamento Compras, Licitações e Contratos
- Setor de Compras
- Setor de Contratos
- Setor de Licitações
- Departamento de Contabilidade
- Setor de Operações Contábeis
- Setor de Prestação de Contas
- Setor de Execução Orçamentária
- Departamento de Tesouraria
- Setor de Operações Financeiras
- Setor de Pagamento
- Departamento de Acompanhamento e Controle Urbano
- Setor de Acompanhamento e orientação do uso e ocupação do solo
- Setor de Geoprocessamento, Cartografia e Cadastro urbano
- Setor de Desenho urbano
- Departamento de Tributação
- Setor de Arrecadação
- Setor de Cobrança e Dívida Ativa
- Setor de Fiscalização e Notificação
- Setor de Cadastro Tributário e Emissão de Documentos
§ 2º. Órgãos Consultivos e Deliberativos que integram a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento
I – Comissão Permanente de Avaliação da Política Fazendária Municipal
II – Comissão Permanente de Licitação