1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REÚNE MAIS DE 250 PESSOAS NO CENTRO CULTURAL
Nesta sexta-feira, 20 de outubro, o Centro Cultural Professor Rômulo Galvão sediou uma ação pioneira da Gestão Municipal: a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao todo, mais de 250 pessoas participaram da programação durante todo o dia.
O evento contou com uma programação ampla, pela manhã o público participou de um coffee break e pode acompanhar as apresentações culturais e a leitura do regimento da conferência. Além disso, o evento contou com a palestra magna com Daiane Pina, mestra em Educação e diretora de Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer.
A mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil. Estiverem presentes o Prefeito Elmo Nascimento, o Vice-prefeito Jaci Muniz, a Secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Madaly, a Secretária de Educação, Iracy Araújo, a Secretária de Igualdade Racial, Raíra Ribeiro, os advogados Michel Godinho e Michele Godinho, a Conferencista Daiane Pina, a Coordenadora Municipal de Educação Inclusiva, Neila Gama, a Presidente e a Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mary da Cruz e Meire Barros.
No período da tarde, foram debatidos 5 eixos temáticos que vieram das pré-conferências realizadas no interior:
Eixo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência.
Eixo 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
Eixo 3: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência.
Eixo 4: Cidadania e acessibilidade.
Eixo 5: Os desafios para a comunicação universal.
A partir deles, foi possível realizar deliberações para a conferência territorial e aprimorar os trabalhos no município, para a garantia dos direitos. Campo Formoso é a única cidade do piemonte norte do Itapicuru a realizar a conferência e ter um Conselho do Direito das Pessoas com Deficiência em atividade.