5 MITOS SOBRE A VACINA CONTRA A GRIPE QUE VOCÊ NÃO PODE ACREDITAR MAIS

30/04/2024

Desde o dia 25 de março, o Brasil vivencia mais uma campanha de vacinação contra a Gripe. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgadas no dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a doença. Este ano, a vacina pode proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, professores dos ensinos básicos e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças Armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Vacinar-se é um ato coletivo, pois ajuda a proteger toda a comunidade. O que impede uma maior cobertura vacinal, em muitos lugares, é a propagação de inverdades sobre a vacinação. Confira 5 mitos para tirar qualquer dúvida quanto aos motivos para se vacinar:

1) A VACINA CAUSA GRIPE
Este é um mito comum mas as vacinas são feitas de vírus mortos, portanto não têm capacidade de causar a doença. A vacina reduz o risco de contrair a doença e, neste caso, os sintomas devem ser menos graves.

2) A GRIPE NÃO É TÃO GRAVE, NÃO É NECESSÁRIO TOMAR A VACINA
A gripe deve ser levada a sério pois pode levar complicações graves e hospitalização. Estima-se que mais de 200 mil pessoas morrem de gripe anualmente.

3) A VACINA CONTRA A GRIPE TE EXPÕE A OUTROS VÍRUS RESPIRATÓRIOS
Pesquisas realizadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC) dos Estados Unidos demonstrou que a vacina contra a gripe não enfraquece o sistema imunológico e dessa forma não torna as pessoas mais suscetíveis a outras infecções respiratórias.

4) VOCÊ NÃO PRECISA TOMAR A VACINA SE JÁ TOMOU ANO PASSADO
Você precisa ser vacina todos os anos, primeiro porque o vírus da gripe está em constante mudança e as vacinas protegem por até 12 meses.

5) A VACINA É PERIGOSA PARA GRÁVIDAS
A vacina da gripe é segura para grávidas e pode ajudar inclusive a proteger o bebê contra a gripe.

Sextou com Vacina

Nesta sexta-feira, 3 de maio, será realizado um mutirão de vacinação contra a gripe na praça Herculano Menezes das 8h às 16h.

Confira o cartaz e ajude na divulgação e ampliação da cobertura vacinal do município.

...