GESTÃO MUNICIPAL REALIZA VISITA AO SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO TOMÉ
Na última quarta-feira (17), equipes das Secretarias Municipais de Promoção da Igualdade Racial e de Meio Ambiente, a Coordenação do Programa Água Doce da Bahia e sociedade civil da comunidade de São Tomé realizaram uma Visita Técnica ao Sistema de Dessalinização de Água da citada localidade.
O objetivo foi apresentar o sistema ao professor da Universidad de Concepción do Chile, Rodrigo Yanes, que pretende replicar a ideia em seu país, uma vez que, o sistema é exitoso e tem sido referência em todo o estado e em outras regiões do Brasil. Campo Formoso possui sete sistemas de dessalinização, em sete (7) comunidades rurais.
Participaram do momento, a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Raíra Ribeiro, o Secretário de Meio Ambiente, Jucélio Curaçá, a Coordenadora do Programa Água Doce na Bahia, Luciana Santa Rita, o professor da Universidad de Concepción do Chile, Rodrigo Yanes, e representantes da comunidade que utilizam o sistema no dia a dia.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.
A secretária de promoção da Igualdade Racial, Raíra Ribeiro explica o porquê da escolha do sistema da comunidade de São Tomé para sediar a visita. “Dos mais de 200 Sistemas de Dessalinização existentes na Bahia, o de São Tomé é considerado um modelo, uma vez que, segue à risca a proposta de funcionamento, tendo a participação do município, governo federal e estadual, além da sociedade civil”, relatou a secretária.