AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS PARTICIPAM DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS E RECEBEM MATERIAL DE TRABALHO
Na manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso realizou uma qualificação com para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE). O aperfeiçoamento aconteceu no auditório do Centro Cultural Prof.º Rômulo Galvão de Carvalho.
A qualificação teve objetivo de proporcionar conhecimento dos princípios gerais de primeiros socorros, avaliação inicial em caso de acidentes, fazer abordagens mais assertivas diante de situações de urgência e emergência, no contexto dos primeiros socorros, aplicar imobilizações diante de situações de traumas, conhecer as formas de transporte, identificando as necessidades e prioridades de cada situação de urgência.
Participaram do aperfeiçoamento cerca de 170 agentes. Na ocasião, a Gestão Municipal realizou, também, a entrega dos materiais necessários para que os profissionais possam fazer uso durante o trabalho e os uniformes.
A palestra foi ministrada pelo Instrutor do Núcleo de Educação Permanente, da região de Senhor do Bonfim, Valdinei Xavier. O palestrante se posicionou sobre a necessidade de todo profissional ter conhecimento das técnicas de primeiros socorros, desde o conhecimentos das leis que regulamentam, à realização dos procedimentos.
O Secretário de Saúde, Paulo Henrique, falou sobre a importância da formação e como ela reflete na vida dos campo-formosenses. “É imprevisível que nossas equipes estejam preparadas para no momento de qualquer urgência, atuarem de forma correta. Assim temos investido nessa qualificação para poder fazer mais pela saúde da população”.
O Prefeito Elmo Nascimento esteve presente no evento destacou o quão importante é realizar ações como esta. “Esse momento em que adquirido conhecimento possibilita que nosso serviço chegue à população da forma correta e humanizada. Além disso, a disponibilização dos fardamento e material, viabiliza melhores condições de trabalho para os profissionais”.