COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE COMBATE À DENGUE EM POÇOS

30/01/2024

Na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde realizou um mutirão em Poços, nos bairros Djanira Galvão e Bela Vista. Os moradores da comunidade receberam a visita dos profissionais que se deslocaram à comunidade para uma ação de combate à dengue.

De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde, nas quatro primeiras semanas de 2024 o Brasil contabilizou mais de 200 mil casos da doença. O número é o triplo do que foi registrado em 2023, neste mesmo período. A comunidade de Poços, no interior do município, vive um surto da doença, com um elevado número de casos.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

As ações dos Agentes consistiram em borrifar as casas das pessoas infectadas pela doença, bem como das residências próximas. Os bloqueios para essas ações tiveram a colaboração dos Agentes de Combate às Endemias.

Você pode combater a doença!
Neste período de chuvas, é comum a existência de pontos que acumulem água e se tornam locais de procriação dos mosquitos transmissores da doença. Mantenha garrafas vazias com a boca virada para baixo, limpe as calhas, coloque areia nos pratos das plantas, tampe os tonéis e evite que objetos como pneus, lonas, lixeiras e caixas-d’água estejam destampados e em contato com a chuva.