CUIDADO COM TODOS: GESTÃO MUNICIPAL REALIZA AÇÕES ALUSIVAS AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

19/05/2023

Para estimular o respeito e o diálogo sobre a necessidade de realizar ações humanizadas e efetivas, que possibilitem o cuidado e inclusão de pessoas portadoras de transtornos mentais, a Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última quinta-feira (18), ações alusivas ao 18 de maio, que é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A Gestão Municipal de Campo Formoso entende a necessidade de trabalhar com propostas assertivas que busquem a inserção deste público no convívio social, bem como, a precisão de adotar medidas de precaução, a fim de evitar maus-tratos. E, desta forma, a gestão tem investido na qualificação das equipes com a intenção de desenvolver atividades que atendam às reais necessidades dos portadores de transtornos mentais de Campo Formoso, além de promover momentos de alegria, cuidados e lazer para o público em questão.

Toda a programação foi pensada, organizada e executada pela equipe de profissionais do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O encontro foi marcado por uma série de atividades como: palestras com psicólogos e psiquiatras, sessão de cuidados com terapias integrativas e um piquenique no parque de eventos da cidade.

SOBRE O DIA

O dia 18 de maio remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Na sua origem este movimento está ligado a Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001, como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava nas instituições hospitalares para uma Rede de Atenção Psicossocial,  estruturada em unidades de serviços comunitários abertos.