Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Prefeitura oferece piquenique para pacientes do CAPS

18/05/2022

Desde o início do mandato, o prefeito Elmo Nascimento tem demonstrado uma atenção especial para pessoas que possuem transtornos mentais. Hoje, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMUS) da Prefeitura de Campo Formoso-BA ofereceu um piquenique para os pacientes do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A ação aconteceu na Fonte da Antonica, no centro da cidade.

O piquenique teve como objetivo proporcionar um momento de inclusão aos munícipes que possuem algum transtorno mental e são acompanhados pelo CAPS e também sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de um tratamento mais humano para essas pessoas, além de mostrar que elas têm direito à liberdade.

Na ocasião, os usuários deste serviço público desfrutaram de momentos de lazer e descontração, com músicas e brincadeiras.

Juliana de Almeida é coordenadora da Saúde Mental do município. Ela afirma que os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico e que mostram a possibilidade de cuidados mais humanos para com essa clientela. “Os CAPS são serviços de saúde importantíssimos que vêm mostrar que manicômios não são mais necessários e que prestar assistência a uma pessoa com transtorno mental, deixando-a perto da família e oferecendo-lhe momentos de lazer e respeitando seus posicionamentos, é imprescindível.”

A gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue oferecendo treinamento e qualificação para os profissionais, a fim de proporcionar o atendimento adequado para as pessoas assistidas pelo serviço do CAPS.

O Movimento antimanicomial tem como finalidade questionar a assistência centrada em internações que excluem pessoas em sofrimento psíquico grave do convívio com a família e a sociedade. A luta objetiva garantir o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Pessoas com sofrimento psíquico estão amparadas pela Lei nº 10.216/2.001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Texto: DECOM / Informações do site do Ministério da Saúde