Faça Bonito: Prefeitura de Campo Formoso realiza campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2022

Em maio o Brasil entra na campanha “Faça Bonito”, um mês que foca em chamar a atenção da sociedade para Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Campo Formoso-BA, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira (18), uma caminhada para informar, mobilizar e sensibilizar os munícipes acerca desta data.

O movimento “Faça Bonito” já está em sua 22ª edição. Este é o segundo ano que a atual gestão abraça a campanha. O município tem traçado estratégias com o objetivo de coibir esses tipo de crime na cidade. A caminhada é mais uma das ações que já vêm sendo desenvolvidas em Campo Formoso.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Madaly Santana, o movimento não pode ficar restrito à data de 18 de maio, mas todos os dias do ano. “Vamos continuar o mês todo, o ano todo. É no dia a dia que nós, mobilizando a sociedade, vamos combater qualquer tipo de abuso e exploração sexual de criança ou adolescente”, desabafou Madaly.

Para a coordenadora de Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Iali Ferreira, a campanha visa gerar resultados a curto e longo prazo. “Nossa intenção é plantar a semente da empatia, da atenção e do cuidado no coração dos familiares, fazendo-os entender os sinais que as crianças dão quando passam por situações de abuso, assim teremos resultados concretos imediatos e futuros”, disse a coordenadora.

SOBRE O MAIO LARANJA

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, na cidade de Vitória (ES). No ano de 1991, os três acusados de matarem a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até os dias atuais.

A partir da mobilização de entidades e militantes do movimento feminista, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infantojuvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Texto: DECOM / Informações do Site do Ministério da Cidadania