GESTÃO MUNICIPAL DE CAMPO FORMOSO EMPOSSA MEMBROS DO COMITÊ QUE VISA REDE DE CUIDADOS E DE PROTEÇÃO SOCIAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

15/03/2023

Na última sexta-feira (10), a Administração Municipal realizou o empossamento dos membros que irão compor o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, criado a partir do Decreto Municipal 043/2023. A posse foi realizada no auditório do Polo de Atendimento ao cidadão (PAC).

O evento contou com a presença do Benedito Rodrigues, o qual possui mestrado em Ciências Sociais Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades Johns Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Foi Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983 – 2010) e na Universidade Católica de Brasília, no Programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia (2010 e 2017). Atualmente é professor/pesquisador colaborador do Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília – CEAM/UnB. Seus temas de pesquisa são: Formações culturais globais, contextos locais e construção de subjetividades.

O especialista parabenizou a gestão pela iniciativa e explicou como o comitê deve se articular. “O órgão deve manter um diálogo constante com outros instrumentos públicos de combate à violência, como a Polícia Militar e Civil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e assim, montar estratégias para erradicar essa problemática”, afirmou o professor e pesquisador.

Esse comité é um órgão representativo da política de proteção que tem a finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para a definição dos fluxos de atendimento e aprimoramento da integração dos órgãos relacionados aos direitos da Criança e do Adolescente.

O Prefeito Elmo Nascimento acredita que, a partir da formação do órgão, a cidade ganhará mais força para combater a violência perpetrada a crianças e adolescentes. “Fortalecer a rede é o caminho para extinguir qualquer tipo de violência e, agora, é fazer o possível para tirar as leis do papel e colocá-las em prática”, relatou o prefeito.

...