NOSSAS RAÍZES: GESTÃO MUNICIPAL REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE OS POVOS ORIGINÁRIOS DO MUNICÍPIO

19/04/2023

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, está realizando a I Exposição Povos Originários de Campo Formoso. O evento, que está acontecendo no Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão, começou nesta segunda-feira (17) e se estenderá até a próxima sexta-feira (21), com a seguinte programação:

Segunda-feira ( 17/4), das 9h às 11h.

Palestra – “O Olhar das Universidades Sobre os Sítios Arqueológicos”.
Palestrante – Dr. Cristiane Cerqueira.

Das 14h às 15h
Palestra – O olhar das Comunidades Nativas sobre os sítios arqueológicos em Campo Formoso: A experiência do grupo Guardiões Nativos.
Palestrante – Juvaldino Nascimento

Terça-feira (18/4)
Das 09h às 10h
Palestra – “O desafio da conservação de artefatos e fotografias históricas de pinturas rupestres no acervo da Lideração.”
Palestrante José Carlos Ribeiro.

Das 14h às 15h
Palestra – “As políticas públicas no fomento ao turismo natural e identitário em Campo Formoso: desafios e possibilidades.
Palestrantes – Valber Freitas e Gilmara Duarte.

Quarta-feira (19/4)
Das 09h às 10h
Palestra – “Os povos originários de Campo Formoso. “
Palestrante – Jorgean da Silva.

Das 14h às 15h
Palestra – “Os Povos Originários de Campo Formoso.”
Palestrante – Jorgean da Silva

Quinta-feira (20/4 )
Das 09h às 10h
Palestra – “O processo de miscigenação das Comunidades Indígenas nas obras fictícias de Darlan Barreto. Um olhar sobre o romance histórico e série audiovisual “A terra das Esmeraldas!”
Palestrante- Darlan Barreto.

Das 14h às 15h
Palestra – “O processo de miscigenação das comunidades Indígenas nas obras fictícias de Darlan Barreto. Um olhar sobre o romance histórico e a série audiovisual “A terra das Esmeraldas”.
Palestrante- Darlan Barreto

Sexta-feira (21/4 ), das 8h às 12h
Visitação livre

Desde o início de abril, a exposição vem acontecendo de forma virtual, medida adotada para proporcionar maior alcance e possibilitar, aos visitantes/simpatizantes/apaixonados pela cultura um tempo prolongado para terem acesso aos acervos, ainda que de forma virtual. Apenas esta semana, a mostra ganhou seu formato físico e aberto à visitação e palestras.

Um dos objetivos da exposição é promover oportunidade para ampliar conhecimento, reflexão e identificação sobre a história, vivência, legado e territórios dos povos que, originalmente, habitaram o território de Campo Formoso.

O evento está acontecendo em abril porque este mês referencia os diversos povos originários do Brasil no calendário nacional, em pelo menos duas datas: o dia 1º rememorando a abolição da escravidão indígena no Brasil, evento acontecido em 1755 e 19/4 que é comemorado como dia dos povos indígenas, internacionalmente, conhecido desde 1940.

O Prefeito Elmo Nascimento esteve presente na abertura do evento e falou da relevância deste para o município. “Campo Formoso tem uma história riquíssima, muitos de nós não conhecemos parte dela. Para a cidade, este evento nos dar possibilidade, de fato, conhecermos nossas raízes”, comentou o prefeito Elmo Nascimento.

A Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial, também, frisou o quanto o evento é significativo. “A exposição é muito importante, uma vez que, oferece ao cidadão campo-formosense imagens de escritos, utensílios e objetos pessoais das diversas matrizes que habitaram o território de Campo Formoso há pelo menos 10 mil anos”, explicou a secretária.