NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES SÃO EMPOSSADOS

10/01/2024

Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu a posse dos 10 conselheiros tutelares eleitos em nosso município. Cinco candidatos vão atuar no conselho existente na sede e outros cinco vão atuar no Conselho Tutelar Quilombola, iniciativa pioneira da Gestão Municipal.

A eleição foi realizada no dia 1 de outubro de 2023, com 4.726 votos válidos e o seguinte resultado:

Conselho Tutelar (sede)
Agneto Dias – 362 votos
Samara Mendonça – 331 votos
Vita – 265 votos
Irani Santiago – 263 votos
Daiane – 244 votos

Conselho Tutelar (Lage dos Negros)
Veraci Gama – 130 votos
Erenilson Viana – 114 votos
Cida do Tone – 82 votos
Gleuber Barbosa – 73 votos
Isa Reis – 68 votos

Um conselheiro tutelar é responsável por atender crianças e adolescentes que tenham os seus direitos violados ou ameaçados, além de promover orientações e acompanhamentos temporários em estabelecimentos de ensino. O profissional pode realizar o pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.

O dia a dia do profissional envolve a escuta de queixas e reivindicações, a aplicação de medidas protetivas, as requisições de serviços necessários e contribui para o planejamento e formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

A Gestão Municipal deu um suporte excepcional para o Conselho Tutelar de Campo Formoso. Além da criação do Conselho Tutelar, a partir da resolução 07/2023 que vai atender as comunidades quilombolas, o órgão foi valorizado com a aquisição de 1 veículo e o aumento do salário dos conselheiros em mais de 47%.