OITO MACACOS BUGIOS SERÃO REINTRODUZIDOS NA FAUNA CAMPO-FORMOSENSE

14/03/2025

Na manhã desta quinta-feira, na região de Gameleira do Dida, oito macacos da espécie Bugio iniciaram o processo de reintrodução à natureza. A ação é uma parceria da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Ministério Público da Bahia, da Animallia Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Os animais foram apreendidos em operações da Força-Tarefa de Proteção Ambiental e resgatados pela Polícia Rodoviária Federal. Eles estavam sob os cuidados do CEMAFAUNA e passarão quatro meses se adaptando ao ambiente antes da soltura definitiva. A área da soltura, um recinto de aclimatação, fica localizado em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) em Campo Formoso.

Os Bugios passaram por avaliação veterinária completa com exames físicos e laboratoriais, coleta de dados biométricos e contam com radiocolares que vão monitorar a localização dos animais. A área, em Campo Formoso, tem as condições ideais para a adaptação dos animais como vegetação preservada, recursos hídricos e baixo índice de ameaças à fauna local.

...

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.