OUTUBRO ROSA, CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

05/10/2023
Reprodução: Freepik

O mês de outubro é marcado pelo movimento internacional em prol da conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha surgiu na década de 90 e chama a atenção para a importância de visitas periódicas ao médico, a realização do exame de mamografia e do autoexame das mamas. 

No Brasil, o Outubro Rosa ganhou força em 2008 mas foi somente em 2018 que surgiu a Lei nº 13.733 que institui o desenvolvimento de atividades como promoção de palestras e eventos educativos, a veiculação de campanhas de mídia e veículos de grande circulação, além da iluminação de prédios públicos com luzes na cor rosa.

Apesar da força do movimento, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. A principal causa é o grande número de diagnósticos tardios, quando a doença já está em estado avançado. Os principais sintomas da doença são: formação de caroço (nódulo) que tem aspecto endurecido, fixo e indolor, alterações no bico do peito, saída espontânea de líquido em um dos mamilos e mudança na pele da mama que fica avermelhada.

Faça a sua parte, previna-se:

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar a mamografia anualmente. Além disso, o autoexame com o toque pode ajudar a reconhecer alterações no corpo. É importante conhecer o seu histórico familiar para identificar a existência da doença. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário deve tomar cuidados especiais.

A adoção de hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, evitar o tabagismo e o excesso de álcool são essenciais para evitar diversas doenças, inclusive o câncer.

Fique atenta aos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Formoso para acompanhar a campanha municipal do Outubro Rosa.

...