OUTUBRO ROSA: GESTÃO MUNICIPAL REALIZARÁ AÇÕES ALUSIVAS À CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

19/10/2022

Outubro é o mês dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, denominada ‘Outubro Rosa’.  Em Campo Formoso, a gestão municipal, através da Secretaria de Saúde (SMUS), abraçou a causa e demonstrará sua sensibilidade e cuidado com a saúde das mulheres, desenvolvendo, várias ações e serviços em cumprimento à campanha.

No dia 01 de novembro, dia D da campanha no município, a população vai contar com uma super programação, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas (praça 11). As atividades terão início a partir das 09h da manhã e se estendem ao período noturno.

PROGRAMAÇÃO

Atendimentos: nutricionista, psiquiatra, equipe Cad Único, equipe SineBahia, clínico Geral, dentista, ginecologista e farmacêutico. Serviços: acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, aferição de Pressão, vacinação, Samu, manicure, pedicure, cabeleireiro, maquiador e oficinas de artesanato. Exames: preventivo, HIV, sífilis, hepatite, ultrassonografia e, partir das 18h, o público vai participar de atividades físicas, sorteio de Brindes, show ao vivo.

De acordo como Ministério da Saúde, o mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é comemorado anualmente desde os anos 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O prefeito, mais uma vez, ratifica seu engajamento com a luta das mulheres no combate ao câncer de mama, buscando investimentos que possam colaborar com a prevenção e tratamento. “É um compromisso nosso propor ações que possam reforçar a necessidade do cuidado, autoexame, mamografia e a gestão está à disposição para investir na saúde da mulher”, relatou o prefeito.