PREFEITURA DE CAMPO FORMOSO INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

05/04/2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso deu início, na última terça-feira, (4/4), à Campanha de Vacinação contra a Influenza. O processo de imunização se estenderá até o dia 31/5, em todo o Território Nacional, para o público-alvo específico, abaixo relacionado.

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da Saúde
  • Gestantes e puérperas;
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas, Caminhoneiros e Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
  • Trabalhadores Portuários;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A aplicação das doses da vacina acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município, seguindo a rotina deste serviço já conhecido pela população durante todo o período referente à campanha. Assim, fazendo parte do grupo prioritário, dirija-se ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência e vacine-se.

O imunizante pode ser aplicado, concomitantemente, com os existentes contra a Covid-19 e, entre outros, sem qualquer tipo de efeito colateral para quem recebê-lo (imunizante). A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.