PREFEITURA DE CAMPO FORMOSO APOIA I ECOFESTIVAL DE CAFÉ DE SERRA DOS MORGADOS, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

De 29 de junho a 02 de julho, aconteceu na Serra dos Morgado, povoado de Campo Formoso, a 1ª Edição do Ecofestival do Café. O evento foi realizado pela Cooperativa Mista de Cafeicultores e Produtores Agroflorestais de Serra dos Morgados (COOMAMOR), com o apoio da Prefeitura de Campo Formoso.
O principal objetivo dessa realização é mostrar a beleza desses espaços, fomentar o turismo ecocultural de base sustentável e comunitária, em parceria com os moradores que vivem nesses espaços há séculos, tendo como mote de inspiração a cadeia produtiva do café orgânico da serra, além de buscar, também, dar visibilidade às atividades ecoculturais e artísticas da região.

O I Ecofestival do Café, no Sertão da Bahia, aconteceu em duas Serras vizinhas, uma no município de Campo Formoso e a outra no município de Jaguarari, ambas chamadas de Serra dos Morgados, no período do inverno, tempo de frio do Sertão Nordestino.
A Prefeitura de Campo Formoso abraçou a proposta e deu todo suporte para que o evento acontecesse na Serra dos Morgados de cima. O prefeito Elmo Nascimento esteve presente no evento e destacou a importância de o poder público contribuir para que eventos como esses aconteçam.

“A partir desse evento, podemos perceber que o povo dessa região tem descoberto sua vocação. Nos deixa contentes, saber que os moradores, daqui, têm trabalhado com essa perspectiva – a cadeia produtiva do café – que é uma potencialidade. Assim, é importante que saibam que apoiamos esse primeiro evento e, a partir dele, estaremos mais próximos para ajudarmos a comunidade a crescer”, ressaltou o gestor.
A presidenta da COOAMOR, Maria Rosa, falou sobre a realização do evento. “Esse evento foi sonhado por muitos de nós e vê-lo sendo realizado é um momento de muita felicidade. O festival tem essa pegada ecológica e ecossustentável. O evento ofereceu música, diversão, conhecimento técnico, arte e diversas possibilidades de aprendizado, principalmente, em relação à cadeia produtiva do café, contou Maria Rosa.












