PREFEITURA DE CAMPO FORMOSO REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA BRIGADISTA  DE COMBATE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

02/06/2023

Por meio da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a Prefeitura de Campo Formoso realizou, entre os dias 29 e 2 de maio, o curso de capacitação para brigadistas de combate a incêndios florestais, que são grupos de profissionais, previamente treinados, organizados e capacitados para realizarem atendimento em situações de emergência.

O Curso Básico de Combate e Prevenção a Incêndio Florestal foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, representado pelos palestrantes SGT BM Valdilson Ferreira Dos Anjos, SD BM Jonh Lenon Pereira Lima SGT BM Luciano Mota de Moura.

Durante uma semana, os cursistas assistiram às aulas com temáticas variadas como: Legislação, Operações em Área de Incêndio Florestal, Primeiros Socorros, Táticas e Técnicas de Combate a Incêndio Florestal,  Demonstração e Manutenção de Materiais, além de pautar o Deslocamento com Ferramentas.

Após a teoria, os alunos do curso de brigadista foram levados a campo, onde simularam procedimentos sobre primeiros socorros, utilização dos equipamentos em uma ação demonstrativa de prevenção e combate a incêndios em vegetação, técnica para manuseio de ferramentas e métodos para resgate. Confiram os registros abaixo:

Todos os cursistas que concluíram a formação receberam, na tarde desta sexta-feira, 02 de maio, o certificado referente a 40 horas, assinado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e pela Prefeitura Municipal de Campo Formoso.

Outro objetivo do aperfeiçoamento é dispor de profissionais qualificados, visto que a Gestão Municipal está empenhada em montar sua própria brigada de incêndio, para que possa dar suporte nas ações na sede e interior da cidade.