PREFEITURA DE CAMPO FORMOSO REALIZA TREINAMENTO SOBRE MELIPONICULTURA PARA APICULTORES DO MUNICÍPIO
Os pequenos produtores rurais de Campo Formoso participaram, na manhã da última sexta-feira (21), de um treinamento, gratuito, sobre Meliponicultura – a criação de abelhas sem ferrão. Na ocasião, os cursistas puderam acompanhar todo o processo de vida da abelha sem ferrão, desde o nascimento até a extração do mel. A iniciativa parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.
O treinamento tem como objetivo, orientar e ensinar os produtores sobre as espécies de abelhas nativas do Brasil e sua importância dentro do ecossistema. Além disso, também, possibilita que os apicultores impulsionem sua produção, melhorando suas rendas.
Cerca de 40 pessoas participaram do treinamento em Meliponicultura entre apicultores, produtores rurais e profissionais da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura. A formação aconteceu no complexo Gilcina Carvalho.
O prefeito Elmo Nascimento esteve presente no evento e comentou o quanto esse treinamento impulsiona o cultivo e produção de mel na região. “Nosso município tem um grande potencial no ramo da apicultura e essa formação possibilita que os apicultores de Campo Formoso adquiram mais conhecimentos e assim aumentem sua produção”, explicou o prefeito Elmo Nascimento.
SOBRE O CULTIVO DE ABELHAS
As abelhas afetam a nossa vida diariamente. Além de produzirem o mel, elas são responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade.
De acordo com a pesquisa desenvolvida pela empresa Embrapa Semiárido, existem mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo. A maioria delas tem comportamento solitário, mas existem aproximadamente 420 espécies sociais nativas sem ferrão e 300 delas são encontradas no Brasil.