PREFEITURA REALIZA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM “MELHORIA DO CUIDADO ÀS PESSOAS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS NA APS”

20/09/2023

Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, CONASEMS e a SESAB, participou do Projeto Cuida APS: Qualificação de Doenças Crônicas não Transmissíveis, com a oferta do Curso de Especialização “Melhoria do Cuidado às Pessoas com Condições Crônicas na APS”.

O objetivo da parceria é fortalecer a atenção primária e o Sistema Único de Saúde no âmbito municipal, por meio de uma ação inovadora, com os profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso. Ao todo, participaram 11 profissionais de Campo Formoso e 6 da cidade vizinha, Antônio Gonçalves. Foram contemplados com a especialização:  dentistas, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos. O curso teve duração de 18 meses e funcionou na modalidade semipresencial.

A solenidade de formatura aconteceu na manhã dessa quinta-feira (14), no Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão de Carvalho. A mesa foi composta pelo prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, o prefeito de Antônio Gonçalves, Djalma Neto, o Secretário de Saúde Campo Formoso, Paulo Henrique Albuquerque Nascimento, a representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fernanda Marcolino, a gestora de Campo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Emmanuelle Daltro, o membro do comitê de Campo Formoso, Andréa Luiza Lino e o membro comitê de Antônio Gonçalves, Lara de Freitas.

O projeto “Cuida APS” propõe estimular e qualificar profissionais para o cuidado com as pessoas com fatores de risco e/ou doenças crônicas, especialmente, a Hipertensão (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), no âmbito da atenção primária em saúde (APS).

SOBRE O CUIDA APS

O Cuida APS: Cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis é um projeto oriundo do diálogo entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde – via Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde (CGPCC/DEPPROS/SAPS/MS) – e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) a respeito de uma agenda estratégica para o SUS: qualificar o cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária. 

Com este intuito, o Cuida APS promove o fortalecimento e aprimoramento dos processos de trabalho na APS, com foco no cuidado a pessoas com condições crônicas, favorecendo o avanço do cuidado integral previsto no arcabouço legal do SUS. Em execução neste triênio 2021-2023, as realizações do projeto contemplam: 

Apoio metodológico, técnico e conceitual aos municípios contemplados para implantação de estratégias de melhoria do cuidado, monitoramento e avaliação da atenção a pessoas com condições crônicas de forma contínua pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde;

Instrumentos e conteúdos para o apoio ao cuidado das pessoas com DCNT pelas Equipes de Saúde; 

Educação permanente e continuada para gestores de serviços de saúde e trabalhadores da assistência da APS, por meio da realização de dois cursos EaD de abrangência nacional;

Realização de pesquisa científica para análise dos processos formativos promovidos pelo projeto junto aos trabalhadores da APS.

A proposta também é apresentada em observância a políticas públicas que alicerçam as ações do Ministério da Saúde, como Política Nacional De Atenção Básica, Política Nacional de Promoção à Saúde, Política Nacional de Humanização, Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde (portaria de consolidação n. 3/2017); e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Ademais, contempla ações em observância ao alcance de quatro objetivos do Plano Nacional de Saúde:

01. Promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços da atenção primária de forma integrada e planejada.

03. Reduzir ou Controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle.

04. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável.

07. Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade.

O avanço, a qualificação do cuidado, e a resolutividade das ações para pessoas com condições crônicas na APS tende a interferir de forma positiva no acesso à saúde, pois permite: observar o modo como os determinantes sociais se comportam no território; projetar necessidades das equipes de saúde; ofertar atenção em tempo oportuno e, portanto, progressiva melhoria dos indicadores assistenciais da APS; estabelecer a APS como porta prioritária de entrada e hierarquia tecnológica com base em parâmetros de necessidade.

...